Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Opinião

Várzea Grande dos Índios Guanás

No dia do Índio, nada mais justo homenagear esse povo que iniciou a história do município em que nasci. A história de Várzea Grande não é tão diferente comparada à do Brasil. Também temos uma grande ligação com o povo indígena e até hoje esse legado está na nossa cultura: a rede várzea-grandense, a culinária, a pesca, o artesanato, entre outros.

Antes mesmo da sua grande ocupação, Várzea Grande era habitada, mais precisamente na região do atual distrito da Praia Grande, pelos índios Guanás. Esses indígenas eram considerados pacíficos, católicos e hospitaleiros, pois mantinham um grande contato com outras pessoas, principalmente bandeirantes paulistas e habitantes de Cuiabá.  Há relatos históricos de que, em 1832, os Guanás receberam doação de terras por Sesmarias do Governo Imperial e por isso a região ficou conhecida como "Várzea Grande dos Índios Guanás".

Essa terra era caminho obrigatório das boiadas que vinham de Rosário do Rio Acima (hoje Rosário Oeste) em busca de Cuiabá.

Conforme o historiador José Wilson Tavares, eles tinham a prática da economia de subsistência ligada ao cultivo da terra e ao comércio de troca, sendo que era hábeis na tecelagem, os Guanás são os criadores da rede várzea-grandense. "Esta etnia silvícola, diferente de outras como o Coxiponés e os Paiaguás, aguerridos e agressivos contra o processo de ocupação, contratavam com os brancos toda espécie de serviços possíveis, sendo os Guanás especialistas em navegação em pirogas no rio Cuiabá, onde foram canoeiros hábeis e laboriosos. Os Guanás eram sábios em fiar, tecer e tingir o algodão com que fabricavam redes que deram origem às famosas redes conhecidas nesta região que erroneamente chamada somente de "rede cuiabana", depreciando a produção que havia e há em terras várzea-grandenses", (Tavares, 2011, página 14).

Os Guanás viveram em Várzea Grande até a grande ocupação de Cuiabá. A busca gananciosa pela corrida do ouro e o povoamento da região fez com que esse povo indígena fosse miscigenado. Posteriormente, os membros buscaram outro lugar para viver, principalmente nas regiões pantaneiras onde era predominante a indústria açucareira. Alguns registros históricos relatam que o povo Guaná foi extinto na região.
 
 
José Wallison é jornalista e assessor de imprensa da Câmara Municipal de Várzea Grande, como também apaixonado pela história de Mato Grosso
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet