Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Opinião

Biópsia por congelação: diagnóstico em tempo real salva vidas

Biópsia por congelação, ou diagnóstico em tempo real, é realizado pelo patologista durante a cirurgia de remoção de tumores para o diagnóstico de lesões e, com isso, é possível fazer o procedimento de forma mais assertiva, com a remoção completa do tumor, sem deixar tecido alterado no paciente, evitando ainda a remoção de tecido sadio desnecessariamente. Assim, garante grandes benefícios no tratamento de pacientes com câncer, pois com as informações que o patologista fornece ao cirurgião, no exato momento da cirurgia, é feito o ajuste no procedimento, tornando-o mais preciso.

Quando o paciente conta com esse recurso o sucesso do seu tratamento é muito maior. As chances de o tumor aparecer novamente e do paciente precisar de uma nova cirurgia são muito menores. E, mesmo nos casos que o paciente precisa complementar o tratamento do câncer com rádio e quimioterapia, essa complementação é menos agressiva, o paciente tem muito menos sofrimento e mais chances de sucesso.

Cada vez mais pesquisas confirmam essas informações. Na última edição do periódico Oral Oncology, mais um estudo, com o título Immediate resection of positive margins improves local control in oral tongue câncer, feito por pesquisadores da The Ohio State University, do Central Ohio Skin & Cancer e da Washington University School of Medicine, dos Estados unidos, mostra a importância da biópsia por congelação.

Nesse estudo, os pesquisadores analisaram 273 pacientes que foram operados para tratamento de câncer de língua entre os anos de 2013 e 2018.  Foram comparados os pacientes que foram operados com acompanhamento da cirurgia feita pelo patologista e aqueles que não tiveram esse suporte. Os resultados foram muito marcantes. Entre os pacientes que tiveram suporte do diagnóstico imediato a sobrevida de 3 anos foi maior que 90%. Os que não tiveram esse tratamento, a sobrevida, também de 3 anos, ficou em torno de 70%. Os autores também acreditam que essa diferença pode aumentar com o seguimento desses pacientes sendo feito por mais tempo.

A biópsia por congelação deixa o tratamento do câncer mais barato e esse procedimento já é feito no estado de Mato Grosso, inclusive no Sistema Único de Saúde. O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, oferece esse tratamento como rotina aos seus pacientes, garantido, além de tudo, mais chances de recuperação, mais qualidade de vida.
 

Carlos Aburad é médico patologista do CPC – centro de Patologia e Citopatologia.
Arlindo Aburad é dentista, patologista bucal do LPB – Laboratório de Patologia Bucal e Maxilofacial.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet