Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Opinião

Campeonato dos feirantes, 16ª edição

Quando falamos em esporte, vem em nossas mentes o esporte profissional; que tem regras e campeonatos longos, tendo à frente, o Ministério do Esporte que tem como função básica, coordenar a política nacional de desenvolvimento da prática esportiva.

Porém, a prática esportiva não se limita ou se restringe apenas e tão somente à campeonatos longos, e sim, à pratica esportiva como um todo, tendo no esporte o seu bem maior, a melhoria na saúde das pessoas, além, de ampliar o funcionamento motor; desde simples atividades como subir e descer escadas, até à prática esportiva amadora.

A chamada em questão tem como finalidade principal, chamar à atenção da população cuiabana e mato-grossense, para a realização de um dos maiores eventos esportivos amadores, a 16ª edição do Campeonato dos Feirantes.

O mesmo   teve início na segunda-feira (22) no "Campo do Bode", anexo ao Mercado Municipal do Porto e terá o seu término no dia 28 de agosto, data em que se comemora o dia do feirante.

Existe uma grande sinergia entre os feirantes do porto, com o deputado estadual Eduardo Botelho (União), e que não é de agora; vem, desde 2021, quando ainda estava na condição de primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, criando a Lei 11511|21, declarando como patrimônio histórico, artístico e cultural imaterial, o Mercado do Porto em Cuiabá, logo em seguida entrando em vigor.  

O Campeonato dos Feirantes, ao longo dos anos vêm quebrando paradigmas.

O senhor, Reginaldo Valdevíno de Souza (Regis) é presidente do Campeonato dos Feirantes, o senhor José Antônio Lemos Junior, conhecido como Junior é presidente da Associação do Mercado do Porto, e finalmente a senhora Rosilma Tibaldi Coordenadora do Mercado do Porto, representante da Prefeitura Municipal de Cuiabá que está sendo homenageada este ano com o troféu levando seu nome.

Em conversa com Regis, ele foi enfático ao diz "O campeonato dos feirantes, só chegou ao patamar em que se encontra hoje, graças ao trabalho hercúleo de vários feirantes antigos como: Vandir Lopes, Benedito Lourenço (Sr. Lincon), Ubaldo Isidoro da Silva (Neguinho), Antônio Boaventura Filho (Xerinha), José Galdino da Silva (Dedé), Aparecido Paulino da Silva (Cido) in memoriam, estes senhores, juntamente como os acima citados, são merecedores de aplausos".

Dando continuidade, o senhor Regis fez questão de frisar como forma de justiça ao trabalho do eminente deputado Botelho para com os feirantes ao dizer "Eduardo Botelho, desde o segundo campeonato do Mercado do Porto, nem era parlamentar ainda; mais na condição de empresário, vinha nos ajudando.Como deputado estadual e presidente da AL|MT, este ano enviou emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil, para organização do campeonato, tendo como destinação: tendas, banheiros químicos, arquibancada, premiação e por aí vai.Batalham pela conquista desse importantíssimo troféu que leva o nome de Rosilda Tibaldi; dez agremiações aguerridas, entre as quais: Tigrão, Tricolor, Azulão, Até Cuiabano, Raça Pura, Galo da Serra, Fortaleza, Guerreiros de Cristo, Dourado e Colônia Z1, e que vença o melhor.

Parabéns, a todos os feirantes, colaboradores e aos inúmeros frequentadores dessa importantíssima feira, que tem uma infinidade de alimentos hortifrutigranjeiros, uma grande quantidade de pescado do rio Cuiabá, ervas medicinais, carnes, doces deliciosos, além de   uma praça de alimentação que serve de encontro para a cuiabania.


Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet