Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

​Unemat, 45 anos! Na formação e geração de oportunidades aos cidadãos de Mato Grosso!

A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) completa nesta quinta-feira (20), 45 anos de um legado histórico na prestação de serviço para a formação superior e educacional da população mato-grossense. Presente hoje, em todas as regiões do nosso extenso Mato Grosso, a instituição proporciona um ensino de excelência e formação profissional que garante o desenvolvimento do Estado e novas oportunidades ao mercado de trabalho.
 
Atualmente, a Universidade possui 13 câmpus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais de educação à distância. Aproximadamente 22 mil estudantes são atendidos em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos ofertados. A instituição conta com quatro doutorados institucionais, quatro doutorados interinstitucionais (Dinter), três doutorados em rede, 11 mestrados institucionais, um mestrado interinstitucional (Minter) e cinco mestrados profissionais, sendo hoje uma referência tanto para o Brasil, quanto para o mundo.
 
Tenho orgulho de ter em meu DNA a Unemat! Sempre esteve presente em minha vida, desde ainda bem jovem. Confesso que tive o sonho de me formar nesta instituição de ensino superior, mas naquele momento ainda não contávamos com uma unidade em Rondonópolis. E, claro, vendo o crescimento populacional da minha cidade e a grande demanda pela chegada de cursos de graduação que pudessem atender o mercado de trabalho, decidimos junto de estudantes, professores e população em geral criar o Movimento Pró-Unemat, em 2010, com o objetivo de concretizar a chegada do ensino superior gratuito por meio desta Universidade Estadual.
 
E a luta não foi fácil! Colhemos mais de 10 mil assinaturas em diversos pontos da cidade, realizamos uma grande passeata que mobilizou milhares de pessoas e cobramos do Poder Público a devida atenção para Rondonópolis, que tinha a real necessidade e todas as condições para receber a Unemat, com o objetivo de garantir a chegada de cursos superiores para atender a população de mais de 17 cidades das regiões sul e sudeste de Mato Grosso.
 
Fui eleito vereador por Rondonópolis, em 2012, e o nosso trabalho pela Unemat continuou ainda mais intenso, onde cobramos a chegada de novos cursos e, também, votamos no parlamento municipal favoravelmente para que o município realizasse a doação de uma grande área para a Universidade. Como deputado, tenho imenso orgulho de manter o nosso compromisso com a expansão da Unemat e ser o parlamentar que mais destinou emendas para a instituição na Assembleia Legislativa. Já garantimos mais de R$ 3 milhões em investimentos e vem muito mais por aí!
 
Com o trabalho na Casa de Leis, promovemos o inédito curso de Jornalismo em Rondonópolis, além de mais vagas para o curso de Direito. Também possibilitamos a criação, pela primeira vez, do curso de Administração para Paranatinga. Outra importante ação que inovamos foi a criação do Cursinho Unemat Pré-Vestibular Prof. Vilma Moreira que capacitou mais de 150 alunos para o Enem e a destinação de recursos para a reforma geral, cadeiras e equipamentos multimídia para atender o anfiteatro da Universidade em Alto Araguaia.
 
Hoje, lutamos junto do movimento estudantil e da comunidade acadêmica para que a Prefeitura de Rondonópolis faça a entrega do prédio e chegue em um entendimento com o Estado, para consolidarmos a implantação definitiva de um câmpus avançado, em Rondonópolis.
 
Outras batalhas também virão, mas o que de fato não irá mudar é a minha força de vontade em continuar me dedicando para promover o ensino superior de qualidade e garantir investimentos robustos para a Unemat continuar fazendo o que sabe de melhor que é ensinar com excelência e trazer ainda mais orgulho para nosso Mato Grosso!
 

Thiago Silva é deputado estadual. 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet