Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

​Mioma uterino pode ser câncer?

Muitas pessoas me perguntam se o mioma do útero é um câncer, ou se pode se transformar em um câncer. Miomas são tumores benignos que nascem e morrem benignos e são originados das células musculares do útero.

Apesar de assustarem, esses são tumores muito frequentes, estima-se que 70% das mulheres podem, em algum momento da vida, desenvolverem miomas. Eles estão relacionados a fatores hereditários, hormonais e étnicos.

Mulheres asiáticas e negras possuem maior probabilidade de desenvolver mioma uterino. Os sintomas geralmente são decorrentes de sua localização dentro do útero e estão relacionados à sangramento, como é o caso dos miomas submucosos e intramurais.

Outros sintomas relacionados são compressivos de outros órgãos pelo seu crescimento, como sintomas urinários e dor pélvica. O tratamento cirúrgico geralmente é indicado nos casos sintomáticos e incluem miomectomia (retirada do mioma), embolização do mioma e até mesmo retirada do útero (histerectomia).
Os sarcomas do útero que são também originados das células musculares do útero, ao contrário dos miomas, são tumores malignos e como tal devem ser estadiados e tratados adequadamente.

Não existe prevenção para miomas e também não é necessário exames seriados para diagnóstico. As mulheres sintomáticas devem procurar um profissional capacitado para um diagnóstico e tratamento adequado. Fica a dica pessoal, mioma não é câncer e nem tampouco vira câncer, mas os sintomas jamais devem ser negligenciados!


Dr. Renan Oliveira é Cirurgião Oncológico no Hospital de Câncer de MT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet