Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Opinião

Ser mãe é uma missão sublime

No segundo domingo de maio é comemorado o dia das mães; é uma data muito especial em razão da responsabilidade desta sublime missão e, por isso é destacado como a mais importante data do calendário depois do Natal.

A mãe, tem papel singular na vida dos filhos, pois, a partir do momento em que ela coloca seu filho pela primeira vez em seus braços, o compromisso aceito perante as Leis de Deus passa a ser efetivamente cobrado minuciosamente.

 Por se tratar de um ser, que será cuidado e amparado pelos pais; cabe a mãe maior dedicação, envolvendo cuidados simples, porém de importância e relevante para os filhos, em especial no momento da amamentação, pois aí, é selado amor eterno entre as partes.

Esta responsabilidade é como uma ideia inata que a mãe procura sempre cumprir não importando o que isso lhe custe, sejam nas noites sem dormir ou nos dias em volta do rebento que Deus lhe ofereceu para cuidar e educar.

A chamada em questão ficou bastante prolixa, para demonstra a importância e o papel de uma mãe para com o filho ou filhos.

Todos os anos, nesta data tão importante na vida das pessoas, em que se comemora o dia das mães; eu costumo homenagear alguém que para mim têm valor singular na condição de dedicar amor e carinho para  seus filhos.

Desta feita, a homenageada será uma grande mulher.

 Mãe dedicada, filha maravilhosa, irmã incondicional, alguém que veio literalmente ao mundo para servir o próximo e seus semelhantes.

 Reporto-me, a minha querida e amada irmã, Maria Auxiliadora Malheiros conhecida também como (Dora), que traz em seu nome Maria, mãe de Jesus.  

Falar dessa pessoa maravilhosa ungida por Deus, sem fazer um breve relato do seu passado, seria humanamente impossível descrevê-la, e se fosse falar tudo seria um livro.

Somos em cinco, eu o primogênito, a segunda nossa homenageada Maria Auxiliadora Malheiros (Dora), Rosilene Malheiros, Marcelo Malheiros e Eduardo Malheiros o caçula.

Ao contrário do que muitos pensam, a nossa vida não foi um mar de rosas, meu pai Licio Malheiros (in memoriam), sai da condição de família abastada, com a morte do seu pai nosso avô Generoso Malheiros, e sofre mudanças bruscas em sua vida.

As coisas mudaram, meu pai com pouco estudo, batalhou muito para nos criar, para conseguir dar o pão e leite, porém sempre pregando honestidade, retidão de caráter e por aí vai.

Aí entra em cena a figura da minha amada irmã, por ser mais velha das mulheres, abraça os serviços domésticos, pois a nossa mãe Ana Maria Pereira Malheiros (in memoriam), trabalhava dois períodos, no antigo Departamento de Geografia e Estatística (DGE).

Por ser apenas normalista, tinha um salário ínfimo; para ajudar à renda, levava para o serviço, uma cesta de vime, com salgados deliciosos, que em   sua grande maioria, era feito por ela e a Maria Auxiliadora (Dora), que passava a maior parte do dia fazendo deliciosas empadinhas de frango, pasteis e bolinha de carne, que era nosso carro chefe.

Confesso, neste momento vou às lagrimas de alegria, por estar narrando parte da saga dessa mulher guerreira e batalhadora, nossa homenageada (Dora), por quem tenho maior orgulho.

Existe um ditado popular que diz "depois da tempestade vem a bonança", dito e feito, ela batalhou estudou e, se formou, na (UFMT).

Em uma festa, conhece o seu marido, por sinal um grande homem, José Eduardo Macedo Soares, apelidado carinhosamente na faculdade por (Zecão), amor à primeira vista. Desse relacionamento, nascem, duas meninas lindas e maravilhosas.

A primogênita Camila Soares Malheiros, é Sócia Diretora na empresa Biomarketing, Colunista na empresa Plant Project em São Paulo.

Ela, conhece o Eduardo (Edu), namoram e se casam, e, alguns meses atrás, dá a notícia aos pais que está gravida de um menino, e que em breve se Deus quiser, estará no ventre familiar.

A segunda filha Bruna Malheiros Soares, outro doce de pessoa só deu orgulho e satisfação aos pais, se formou em Medicina na UNIVAG, estuda na instituição de ensino Hospital das Clínicas da FMUSP, namora com o também médico Alcindo, grande homem, um ser humano exemplar. Em nome da Maria Auxiliadora, parabenizo todas as mães do Brasil.

Licio Antonio Malheiros é geógrafo
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet