Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Opinião

Big Brother da vida real

O avanço tecnológico, quando usado de forma racional e colocado a serviço do homem, torna-se elemento primordial, na busca do restabelecimento da ordem da paz, nos grandes Centros Urbanos. Objetivando, diminuir e evitar assaltos, assassinatos, atentado violento ao pudor etc. A policia Militar da Capital, através de uma empresa terceirizada, instalou 72 câmeras de vigilância eletrônica monitorada, nos mais diferentes pontos das cidades, destas 56 em Cuiabá e 16 em Várzea Grande.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) responsável pela implantação do sistema de vigilância eletrônica monitorada (Videomonitoramento Remoto). O aporte tecnológico tem como objetivo principal, registrar atos de violência, assaltos, vandalismo, atentado violento ao pudor entre outros.

Num primeiro momento a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, instalou nas áreas centrais da cidade 9 Câmaras. Estas foram usadas como um protótipo, com a finalidade de mensurar o grau de qualidade e eficácia das imagens, que são enviadas a uma central. Como as imagens, chegam em tempo real, facilita sobre maneira, o acionamento de uma viatura que se encontrar mais próxima da área de ocorrência da ação delituosa.

Obviamente a distribuição das mesmas nas áreas centrais, se deu em função do grande número de lojas, bares, bancos etc. As mesmas foram assim distribuídas, na tradicional Rua 13 de junho, Ricardo Franco, Praça Ipiranga, no cruzamento das avenidas Getulio Vargas e Tenente-coronel Duarte (Prainha) e também na Prainha com o Morro da Luz.
Com a distribuição das mesmas para bairros periféricos, vislumbra-se com isso ampliar a cobertura. Desta forma, pretende-se diminuir em até 40%, o número de crimes de menor potencial na Grande Cuiabá. Com a instalação desse sistema de alta definição tecnológica, espera-se ampliar não só a prevenção, como também inibir ações criminosas, com isso evitando pequenos delitos. Outro ponto positivo é o oferecimento de provas matérias de crimes, para investigação da policia.

Ledo engano, achar que essa medida, irá extirpar de vez o grande índice de violência que assola a nossa capital, poderá levá-la a índices aceitáveis. A ação implementada pelo Governo de forma proativa, visando reduzir os índices de violência, sem duvida alguma é extremamente louvável sob todos os aspectos. Tais atitudes demonstram que nossos governantes têm ciência e conhecimento, do grande câncer que a violência representa para sociedade.

Pare o mundo, quero descer.

Professor Licio Antonio Malheiros Geógrafo e Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet