Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Colunas

Café filosófico e o Carnaval: Como até hoje criamos novas palavras?

Carnaval - período de festa mais extenso do ano em que a maioria das pessoas deixam suas casas para tornarem-se foliões em blocos de ruas ou até mesmo em festas particulares. No entanto, como surgiram as palavras carnaval e folia? Como que até hoje criamos novas palavras?

Há uma divergência no que tange a definição da etimologia de carnaval, todavia assumo a posição de um grande dicionarista para responder a essa questão. Houaiss afirma que o termo carnaval vem do latim clássico "carnem levare" que significaria "suspensão ou retirada da carne" e teria sido empregado pelo papa São Gregório Magno para denominar o último domingo antes da quaresma - "domenica ad carnes levandas".

À partir de 1130, o termo apareceria como " carnelevale" e só se fixaria no italiano como "carnevale" no século XIV e passaria para outras línguas europeias até o século XVII momento em que surgiria o termo carnavalesco.

Já o que relaciona o carnaval à dança é a folia nada mais justo explicitar que a sua origem está ligada a uma folgança ruidosa, pândega, que em outras palavras seria uma dança em torno de um pandeiro, isso no século XVII , mesmo período que surgem os termos foliada e folião.

Também devemos-nos atentar que os termos citados há pouco derivam do francês -la folie - que no francês moderno caracteriza a loucura.

Mas então, como "nasceram" essas palavras? Simples, havendo a necessidade de um termo para explicar uma ideia por isso cria-se um novo vocábulo que podem ser formados em três funções como afirma Basílio (1987) teórica em morfologia:

A função de mudança gramatical, a função expressiva de avaliação e, por fim, a função de rotulação.

Cada uma explica o surgimento de um vocábulo nas línguas, a primeira pode transformar substantivo em verbo; a segunda é mais na utilização de termos afetivos como queridinho, por exemplo; o terceiro é a necessidade de nomear e está ligado a tudo que nos cerca.

Em suma, aproveitemos o carnaval até o Entrudo, ou para muitos, quarta-feira de cinzas, mas lembrando que entrudo é um outro termo latino "introitus" que simboliza a entrada no período da quaresma, que.... Bom, deixemos esse termo para a próxima.'

*Jefferson Almeida é professor de línguas estrangeiras, estudante de letras da UFMT e membro do grupo de pesquisa “História do português brasileiro” da USP/UFMT. É amante de literatura, tem 24 anos e fala seis línguas.



Comentários no Facebook

Sitevip Internet