Olhar Conceito

Domingo, 19 de maio de 2024

Colunas

Marido na Cozinha dá dicas gastronômicas para quem for ao Pará

Arquivo Pessoal

Semana passada estive em Belém no 12º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.

O evento é um dos maiores e mais relevantes no segmento gastronômico nacional, além de ser uma imersão em regionalismo, tradição e cultura amazônica.

Quem idealizou o evento, como já contei AQUI, foi Paulo Martins, Chef e empresário, já falecido. Mas quem lidera o processo atualmente é sua família, ainda proprietária do restaurante Lá em Casa, que fica nas Docas e merece muito uma visita. Almocei por lá e degustei um fantástico peixe em posta, o filhote, ao molho de taperebá, além é claro de pato no tucupi e maniçoba.

O Festival acontece com oficinas, exposições e visitas. Esse ano a visita foi à produção de tucupi e contou com a presença do Chef Alex Atala.





Quando for a Belém visite o Point do Açaí. Em especial, a unidade linda e cheia de história que é um Casarão completamente revitalizado e que serve o autêntico peixe com farinha e açaí do norte do país. Do tipo mais especial e selecionado o açaí de lá é um manjar dos deuses. E pode ser servido com charque, camarão e pirarucu frito. Marido na Cozinha recomenda a visita!



Aí na foto estou degustando um açaí delicioso no evento que fecha o Festival, o chamado Chefs na Praça. Na verdade me esbaldei em 2 tigelas. Além do açaí (sem açúcar) servido com farinha empaneirada, o pirarucu frito acompanhou o prato.



Se tiver um tempinho recomendo a visita à Saldosa Maloca, restaurante que fica na Ilha do Combu, da querida Chef Prazeres (ou Neneca). Fafá de Belém e outros famosos são clientes e vivem por aquelas bandas.Atenção pois só abre sábados, domingos e feriados, em algumas épocas também abre às sextas-feiras. Consulte antes de se deslocar.Aí na foto peixe, tucupi com jambu e um molho de cupuaçu pra acompanhar.





Prove um brigadeiro com mais autêntico cacau produzido pela Nena, também na Ilha do Combu.Ambas super queridas e solícitas. Esse cacau é famoso e usado por Chefs como Alex Atala, Roberta Sudbrack e Thiago Castanho.

E delicie-se com um cardápio contemporâneo e completamente autoral no Remanso do Bosque, pelas mãos de Thiago e Filipe Castanho.O que há de mais fresco e regional revisitado pelas mãos desses talentosos meninos da família Castanho.

Impossível esquecer o melhor tacacá que já provei na vida: tucupi, jambu e camarão da D. Maria. Todos os dias a partir de 17h, trailler com fila quilométrica próximo à Igreja de Nazaré. Vale a visita. A esposa provou o vatapá e amou também. DIVINO!

Espero voltar mil vezes pra provar os sabores desta terra linda e receptiva. Aproveite a vida e visite Belém, você também vai se encantar.

Quer ficar por dentro das minhas aventuras gastronômicas? Acompanhe meu instagram @TolentinoNeto.


Comentários no Facebook

Sitevip Internet