Olhar Conceito

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Perfil

LUTO NA ARTE MATO-GROSSENSE

Artista plástico, Márcio Aurélio morre aos 69 anos em Cuiabá

Foto: Reprodução

Artista plástico, Márcio Aurélio morre aos 69 anos em Cuiabá
O artista plástico Márcio Aurélio dos Santos, morreu em Cuiabá, aos 69 anos. Ele foi encontrado já sem vida em sua residência, localizada no CPA III. Segundo familiares, ele tinha problemas de saúde.


Leia mais
Artista de Cuiabá eterniza cerimônias de casamento com pintura ao vivo: ‘para a vida toda’

Pintor, objetista e desenhista, o artista cuiabano Márcio Aurélio dos Santos reaproveitava elementos e materiais corriqueiros para transformar e dar vasão à sua arte, retratando, principalmente, a essência do cerrado em suas telas.

Considerado um dos expoentes da segunda geração de artistas mato-grossenses, frequentou o Ateliê Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso. Ele foi destaque no Salão Jovem Arte Mato-grossense, nas edições de 1977 e 1978, ganhando vários prêmios.

Depois, o artista ganhou reconhecimento e começou a ser convidado para diversas exposições coletivas e individuais, em Cuiabá, Chapada dos Guimarães, São Paulo (SP) e Campo Grande (MS).

Desde a década de 1980, o artista trabalhava com oficinas usando resíduos do cerrado e urbanos, como folhas, casca de árvores, sementes, telhas, caixas, pedras, garrafas plásticas, madeira de caixas de frutas e latas de diversos tamanhos.  

Em 2016, Márcio apresentou uma série de obras relacionadas ao cerrado, na exposição Reflexões Telúricas, em Chapada dos Guimarães. Uma das últimas exposições do artista ocorreu em 2023, na Casa do Parque, sob o nome ‘Arte aqui é Márcio’.  

O talento de Márcio chegou a chamar a atenção de diretores da Globo que exibiram uma de suas obras na novela “O Outro Lado do Paraíso”. A tela “A Caminho do Rio Claro” ganhou lugar de destaque na casa de Samuel, interpretado pelo ator Eriberto Leão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet