Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política Cultural

prêmio ruth correa

Mulheres que fizeram a diferença em MT podem ser homenageadas com prêmio estadual; indique

Foto: Reprodução / Ilustração

Ruth Correa da Costa

Ruth Correa da Costa

Homenagear as mulheres e sua importância para o estado de Mato Grosso é o objetivo do prêmio ‘Ruth Marques Corrêa da Costa’, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. O evento de premiação acontece em abril, em

comemoração ao Dia Nacional das Mulheres.

Leia mais:
"Ser mulher é ser massacrada todos os dias pela sociedade": o relato de uma mulher trans
- As ironias de se comemorar o dia da mulher: movimento feminista avalia a data; confira entrevista

Dois prêmios serão entregues, sendo um ‘in memorian’ e um para uma mulher em vida. A principal homenagem será às mulheres que lutam e promovem a defesa dos Direitos Humanos, gerando e produzindo conhecimento relevante, e que tenham desenvolvido trabalhos inovadores e criativos. Além disso, são levados em conta a integração com outros segmentos sociais, impactos sociais, políticos e culturais na sociedade e integração dos direitos humanos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

As famílias, amigos e colegas que desejam indicar nomes devem enviar um requerimento ao Conselho Estadual via correio ou pelo email cedm@sejudh.mt.gov.br. “No requerimento deve constar o nome da indicada, destacando se concorre em vida ou in memorian, currículo simples e justificativa da indicação em, no máximo, três páginas, ressaltando o histórico da atuação”, explica a Defensora Pública Rosana Leite Antunes de Barros, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. O prêmio será concedido às indicadas mais votadas.

Ruth Marques Correa da Costa


Com a vida dedicada ao magistério, mulher simples e ao mesmo tempo forte, Ruth Marques Corrêa da Costa foi diretora da Escola Bernardina Rich por 19 anos, além de exercer o cargo de supervisora em várias escolas da Capital. Ajudou a criar a Associação de Professores Primários de Mato Grosso, tendo sido eleita a primeira presidente. Posteriormente, a mencionada associação se transformou no SINTEP/MT. Ruth foi ainda proprietária do Colégio Santa Cecília (escola particular) e, durante dez anos, concedeu várias bolsas de estudo para crianças carentes. Também ajudava mulheres necessitadas.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet