Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política Cultural

volta minc

Artistas aderem a movimento nacional e ocupam Iphan em Cuiabá contra fim do Ministério da Cultura

Foto: Artistas em protesto

Artistas aderem a movimento nacional e ocupam Iphan em Cuiabá contra fim do Ministério da Cultura
Artistas, produtores culturais, jornalistas e representantes de movimentos sociais em Cuiabá aderiram a mobilização nacional contra a extinção do Ministério da Cultura (Minc) e ocuparam a sede da superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso, na terça-feira (17).


Leia mais:
Entidades culturais de MT se reúnem em Cuiabá para articular reação contra o anunciado fim do MinC

Cerca de 50 artistas se reuniram na Praça Alencastro às 15h e marcharam até a repartição pública, a qual ocuparam de forma pacífica, com garantias de preservar o acervo do local. Com isso, Cuiabá se junta a mais nove cidades que registraram ocupação em prédios do extinto Ministério da Cultura. Repartições em Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba.



Os artistas reunidos no Iphan negam reconhecer o governo do presidente interino Michel Temer e pedem restituição do Minc. A Cultura foi um dos ministérios extintos pelo presidente interino Michel Temer (PMDB) em um dos seus primeiros atos após o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). A pasta existia desde a redemocratização do Brasil, em 1985, após o fim da ditadura militar, e seu rebaixamento a secretária é considerado um retrocesso de 30 anos por vários artistas brasileiros.

A direção do Iphan recebeu o movimento com tranquilidade e afirma prezar por uma manifestação pacífica.“O que a gente que ré algo pacífico. Não queremos tensão nem conflito. Nós também somos cultura e somos da cultura”, afirmou a superintendente substituta do Iphan, Amélia Hirata.





Na primeira noite foi realizado um sarau de resistência, com música, poesia e outas manifestações artísticas. Os artistas se revezam, com intuito de manter o local ocupado e permitir aos artistas manter parte da normalidade dos trabalhos cotidianos. Para quarta-feira, várias atividades estão programadas, de oficinas ao palco livre. Quem tiver o interesse de participar, basta ir até o Iphan.

Programação do dia:

8 às 9h - Acolhida
10 às 11 horas - oficina de palhaçaria, maquiagem de palhaço e pratos de equilíbrio
13h30 às 14h30 - reunião da Comissão de Comunicação
14h30 às 15h30 - Oficina de teatro inspirada nos jogos de improviso de Augusto Boal e Viola Spolin
15h30 às 16h30 – Bate-papo com a superintendente do Iphan, Amélia Hirata sobre as ações do órgão em MT
16h30 às 17h30 - Composição e canção com Caio Mattoso
20 às 22h - Plenária Geral
A partir das 22h - palco livre
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet