Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política Cultural

representatividade

Seminário elege representantes para Comitê Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais neste sábado

Foto: Reprodução

Seminário elege representantes para Comitê Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais neste sábado
Com o objetivo de eleger representantes para integrar o Comitê Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais, acontece no próximo sábado (21) o 1° Seminário Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais.


Leia mais:
Artistas aderem a movimento nacional e ocupam Iphan em Cuiabá contra fim do Ministério da Cultura

Criado em abril de 2016, o Comitê terá como finalidade coordenar a elaboração e implementação da Política e do Plano Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado de Mato Grosso. Segundo o adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Júnior, povos e comunidades tradicionais são “aqueles que ocupam ou reivindicam seus territórios tradicionais, de forma permanente ou temporária, lembrando sua história, seu passado”.

De acordo com a assessoria, os representantes dos grupos, que serão escolhidos durante o Seminário, devem levar em consideração “suas próprias instituições sociais, econômicas, culturais e políticas, línguas específicas e relação coletiva com o meio ambiente, que são determinantes na preservação e manutenção de seu patrimônio material e imaterial, por meio da sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando práticas, inovações e conhecimentos gerados e transmitidos pela tradição”.

Segundo Zilbo Bertoli, o Comitê deve, ainda, criar ou modificar instrumentos necessários à implementação e monitoramento de políticas relevantes para a sustentabilidade dos povos, e promover entidades e colegiados envolvidos, debates públicos sobre temas relacionados à formulação e execução de políticas voltadas para a sustentabilidade dos povos e comunidades tradicionais.

“Mato Grosso é um estado habitados por diferentes expressões culturais que revelam as identidades e a cidadania mato-grossense; temos muitos e diferentes grupos sociais. Em sua diversidade sociocultural, conta mais de 50 etnias indígenas, comunidades quilombolas, pequenos agricultores-camponeses, ciganos, seringueiros, pescadores, ribeirinhos, retireiros do Araguaia, atingidos por barragens, dentre outros grupos”, explica Antônio Santana, superintendente de Politicas de Igualdade Racial da Sejudh.

O evento acontece das 8h às 17h, e será realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), com coordenação da Superintendência de Politicas de Igualdade Racial (Supir), na sede do Grupo de União e Consciência Negra (Grucon-MT).

Serviço

Informações: (65) 3315-1529
Endereço: Avenida Rui Barbosa, nº 640, Bairro Jardim Universitário
Horário: das 7h30 às 17 horas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet