Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política Cultural

previsão era fevereiro

Obras na Casa Barão recomeçaram nesta semana; Prédio está fechado desde setembro

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Casa Barão de Melgaço engloba AML e Instituto Histórico

Casa Barão de Melgaço engloba AML e Instituto Histórico

A Casa Barão de Melgaço, onde estão localizadas a Academia Mato-Grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHHGMT) está fechada desde setembro de 2015 para restauração. A previsão inicial era de que a obra terminasse em fevereiro deste ano. Na tarde da última quarta (6), a Prefeitura de Cuiabá anunciou que retomou as obras – que estavam paradas há meses – nesta semana. Não há previsão de término.


Leia mais:
Obra na Casa Barão de Melgaço está parada e sem dinheiro; previsão de entrega era para fevereiro

A restauração da Casa Barão de Melgaço faz parte do Projeto ‘PAC Cidades Históricas’, e conta com financiamento do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em março, quando o Olhar Conceito questionou a Prefeitura sobre o estacionamento das obras, a resposta foi que a verba não havia sido repassada. 



Agora, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo afirmou que a verba voltou a ser paga. “Inicialmente estipulamos a entrega de todas elas para setembro deste ano, mas devido aos atrasos e a necessidade de aditivos o prazo será prorrogado”, explicou o secretário municipal da pasta, Alberto Machado, via Assessoria.

Outros prédios que também seriam reformados com o programa PAC Cidades Histórias ficaram comprometidos. De acordo com a assessoria, são eles o Museu da Imagem e do Som (Misc), a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Casa Procon, Casarão 155, Casa Funai, Casa de Bem Bem, Casa 79, na Rua Pedro Celestino, e as praças da Mandioca, Senhor dos Passos, Caetano de Albuquerque, Alberto Novis e Escadaria do Beco Alto. A secretaria afirma que os projetos arquitetônicos destes casarões estão passando por adequações e terão suas obras retomadas nos próximos dias.

Eles ainda explicam que a reforma da Casa Barão conta com pintura, troca da instalação elétrica, pavimentação e revestimento de pisos, paredes e instalação de equipamentos de combate a incêndios. As obras estão orçadas em R$10,5 milhões.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma “iniciativa do governo federal coordenada pelo Ministério do Planejamento que promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet