Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política Cultural

territórios MT

Secretaria de Cultura premia projetos culturais que promovam inclusão social

Foto: Reprodução / Ilustração

Secretaria de Cultura premia projetos culturais que promovam inclusão social
Projetos culturais que promovam inclusão social serão subsidiados pela Secretaria de Estado de Cultura. Este é o objetivo do Prêmio Territórios MT, que está com inscrições abertas até o próximo dia 3 de outubro.


Leia mais:
Artistas podem inscrever produções em edital de circulação e levá-las a todo o estado

De acordo com a assessoria da Secretaria, Territórios Culturais são todos aqueles espaços físicos com gestão autônoma da sociedade civil, que funcione há pelo menos dois anos ininterruptamente e que tenham uma programação gratuita ou a preços populares de diversas linguagens artísticas e culturais. Ainda é levado em conta a atuação nas áreas de produção, intercâmbio, formação e difusão de conteúdo.

Na primeira edição do edital, por exemplo, um dos projetos contemplados foi o Hip Hop Contemporâneo, do Jardim Vitória. Segundo Lígia Viana, uma das idealizadoras da ação, o Centro Comunitário do Jardim Vitória ficou cheio de crianças e adolescentes focados na capacitação artística.

“O grafite, por exemplo, mudou a cenário. O Centro Comunitário se transformou em uma verdadeira galeria. Um projeto como este muda positivamente o cotidiano de uma comunidade periférica. Para se ter uma ideia, com as oficinas e shows previstos, mais de duas mil pessoas foram alcançadas. Além disso, mais de 15 coletivos dedicados ao hip hop estiveram envolvidos em todo o processo”.

Além deste projeto, foram contemplados também na primeira edição outros oito:Chapada em Concerto (Chapada dos Guimarães), Passo Miudinho – Mestres da Cultura Popular de Mato Grosso (Várzea Grande), Samba no Coreto (Cuiabá), Chão Violado: Entre acordes e imagens (Poxoréu), Coletivo Cultural Toda Vida (Cuiabá), Oficina da Cultura (Sorriso), Violada Sertaneja: Encontro de Música de raiz (São José dos Quatro Marcos) e Espaço Cultural Teaf – Território de Arte e Cultura (Alta Floresta).

Agora, a proposta continua a mesma, e a Sec pretende premiar proposta de desenvolvimento de projetos de produção e difusão cultural, como apresentações, intervenções, saraus, ensaios abertos de artistas, grupos ou coletivos, ou ainda, de atividades de intercâmbio entre os territórios culturais de Mato Grosso, de outros estados brasileiros e, também, do exterior ou ainda, de atividades de formação na área cultural e artística, como, por exemplo, oficinas, cursos, workshops, palestras, reuniões e debates, dentre outros.

“Na primeira edição, em um total de nove iniciativas contempladas, pudemos constatar que o Territórios extrapola os objetivos do desenvolvimento de atividades artísticas e culturais realizadas em espaços independentes e protagonizadas por profissionais da cultura. Os projetos apresentados, em sua maioria ressignificaram espaços e irradiaram o alcance chegando a mais comunidades. As ações se multiplicaram”, explica o secretário de cultura Leandro Carvalho.

As inscrições devem ser feitas pelo MAPAS e o edital está AQUI. Depois do dia 12 de setembro, dúvidas podem ser esclarecidas pelo email territóriosmt@cultura.mt.gov.br. Até lá, o endereço usado é sup.politicasculturais@cultura.mt.gov.br.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet