Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política Cultural

solidariedade

Projeto em Cuiabá leva doações, sorrisos e conversa a pessoas em situação de rua

Foto: Divulgação

Projeto em Cuiabá leva doações, sorrisos e conversa a pessoas em situação de rua
Foi depois de viver por dois anos em São Paulo que Flávio Silva Tamperini, professor de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, decidiu implantar em Cuiabá uma ação que conheceu na capital paulista. Assim nasceu o ‘Entrega por Cuiabá’, projeto que leva bate papo, doações e sorrisos a pessoas em situação de rua. Na próxima sexta-feira (9), o grupo se reúne pela terceira vez com esses objetivos na capital mato-grossense.


Leia mais:
'Se fizer frio, Deus me dá um cobertor mais quente': a realidade dos moradores de rua no inverno cuiabano

“Voltei para Cuiabá em maio depois de fazer meu doutorado, e comecei a divulgar a ideia primeiro para os alunos. Falei com os CA’s, alguns aderiram, outros não, juntamos principalmente os de enfermagem e medicina. Então, no dia primeiro de julho fizemos a primeira ação. Foi um projeto que começou dentro da universidade, mas toda a comunidade já abraçou”, conta Flávio.

A iniciativa é simples: os voluntários se reúnem por volta das 21h30 em frente ao Restaurante Universitário (RU) da UFMT e organizam os kits e doações. Depois, saem em comboio e passam por regiões da cidade como Estrada do Moinho, Porto, Praça Alencastro, Praça Ipiranga, Cracolândia e Avenida do CPA entregando e conversando com as pessoas. Os kits possuem pasta de dente, escova de dente, sabonete, papel higiênico, garrafa de água, bolacha, um lanche feito no dia, preservativos e absorventes para as mulheres.

“Nossa ideia é levar sorrisos, então nunca saímos sem pasta e escova, porque sorriso está diretamente ligado à higiene bucal”, explica o professor. “E nós chegamos e conversamos sobre tudo. Muitas vezes eles querem contar a história, como foram parar ali, porque vivem na rua, as amarguras”, completa.

Na primeira ação, realizada no dia 1 de julho, participaram 80 pessoas e foram entregues 93 kits. Na segunda, dia 5 de agosto, participaram 60 voluntários e foram entregues 100 kits. “A próxima é agora dia 9, mas queremos que participem menos pessoas e que entreguemos menos também, porque a gente percebeu que está perdendo a qualidade da conversa. Não queremos bater meta em números, queremos sentar e conversar com calma com cada um deles”, comenta Flávio.

As ações acontecem normalmente na primeira sexta-feira do mês, salvo algumas exceções e situações emergenciais, como as entregas de cobertores feitas na última segunda (5) e que acontecerá nesta terça (6) por conta do frio. Flávio reitera que o ‘Entrega por Cuiabá’ é um projeto sem fins lucrativos, religiosos ou idealismo político. Quem quiser ajudar deve entrar em contato pela rede social e acompanhar as postagens na FAN PAGE.

Próximas ações

Depois de três ações bem sucedidas, Flávio agora pretende investir em outros projetos. Um deles, por exemplo, é levar voluntários e doações para asilos e orfanatos de Cuiabá e, além disso, levar também marmitas às pessoas em situação de rua.

Na creche, a ideia é montar uma biblioteca e no asilo Flávio pretende levar cachorros: “Tem um projeto chamado Wendy que eu quero reproduzir aqui, que é a ideia de levar os cachorros para os asilos. Nós vamos até lá para conversar com os idosos, e para potencializar a alegria deles ainda vamos levar os animais. É comprovado cientificamente que o convívio com animais traz benefícios a eles”, explica o professor.

Por fim, outra ideia que deve ser realizada mais para frente é a do ‘banho solidário’. “Para esse teremos que fazer um crowdfunding [uma ‘vaquinha’] para arrecadar o dinheiro necessário. Ele é um banheiro itinerante que fica como um reboque, ligado a um carro, e tem chuveiro quente. A ideia é levar dignidade para que essas pessoas possam tomar banho. Teremos que fazer algumas parcerias e arrecadar o dinheiro em até noventa dias, mas vamos conseguir. (...) Queremos contaminar as pessoas e executar a solidariedade”, finaliza.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse a FAN PAGE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet