Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política Cultural

inscrições abertas

Seminário discute a família, as questões de gênero e orientação sexual com professores e profissionais da educação

Foto: Reprodução

Seminário discute a família, as questões de gênero e orientação sexual com professores e profissionais da educação
Com o objetivo de trazer discussões sobre identidade de gênero e orientação sexual para dentro das escola, a Secretaria de Estado Educação (Seduc), o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP), o Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis (LGBT) e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), organizam no próximo dia 30 de outubro um seminário no Colégio Liceu Cuiabano, dirigido a professores e gestores das redes públicas e privada de educação, psicólogos, assistentes sociais e profissionais afins.


Leia mais:
Jovem cantor lança primeiro EP com músicas autorais em defesa dos direitos LGBT's e contra a ditadura da magreza
Pioneira em MT, ala LGBT completa quatro anos e detentos lembram agressões, exploração sexual e até jejum forçado

Sob o tema “Protegendo as Famílias: questão de gênero e sexualidade”, 500 pessoas participarão do encontro para discutir e saber como abordar o assunto com estudantes. O objetivo, segundo a Assessoria, é mostrar que pode existir igualdade e respeito na sociedade e na escola, e criar espaços de discussão sobre as questões de sexualidade e gênero que permeiam o ambiente escolar e que, em muitas situações, provocam conflitos entre os membros da comunidade.

O coordenador do evento e servidor da Seduc, Admilson Mario de Assunção, afirma que o assunto tem sido discutido em todo o país: “São inúmeras polêmicas e conflitos que ocorrem diariamente nas escolas. Os profissionais da educação muitas vezes precisam de embasamentos e suporte teórico para orientar suas ações nos espaços escolares”.

A programação do evento conta com um debate, “Protegendo as famílias: questões de gênero e sexualidade”, que acontece pela manhã, e uma mesa-redonda “Escolar: realidades e perspectivas”, à tarde.

O debate terá participação da professora do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Dra. Jimena Furlani, com mediação da Dra. Raquel Gonçalves Salgado, da UFMT de Rondonópolis.

Jimena atua na área de formação de educadores para a Educação Básica e profissionais da Saúde, Comunicação e Segurança Pública. Seus objetos de estudo são a educação sexual, sexualidade infantil, adolescente a adulta, os estudos de gênero, livre orientação sexual, igualdade étnico-racial; representação e desconstrução como recursos didático-metodológicos, diversidade e diferenças.

Já Raquel é psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação e doutora em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Na mesa redonda que acontece à tarde, além de Jimena e Raquel, participam Marina Reidel, Coordenadora Estadual de Diversidade Sexual da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e professora da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e Pedro Henrique de Oliveira, professor efetivo da rede estadual de ensino de Mato Grosso.

Marina é graduada em licenciatura em educação artística pela Universidade Feevale, pós graduada em psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e mestre em educação na Linha de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero e do programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, é Conselheira Nacional do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e representante do Conselho Nacional LGBT, no Comitê Nacional de Cultura LGBT.

Pedro Henrique é graduado em matemática e atuou como coordenador do polo Ribeirão Cascalheira e das disciplinas de Cálculo I, II e III do curso de Licenciatura plena em Química – EaD - no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Atualmente é diretor da Escola Estadual Cel. Ondino Rodrigues Lima, na cidade de Ribeirão Cascalheira.

Serviço

Inscrições: Encaminhar dados (Nome completo; Formação acadêmica; Local de trabalho, Telefone e CPF) para o e-mail: admilson.assuncao@seduc.mt.gov.br ou gisele.mateus@seduc.mt.gov.br .
Informações: (65) 3613-6328 ou (65) 9608-4054
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet