Olhar Conceito

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Comportamento

com ponto de cultura

Alimentação, quarto e atendimento psicossocial: Cuiabá ganha casa de acolhimento LGBTQIAPN+

Foto: Reprodução

Alimentação, quarto e atendimento psicossocial: Cuiabá ganha casa de acolhimento LGBTQIAPN+
A primeira casa de acolhimento à comunidade LGBTQIAPN+ de Cuiabá, foi inaugurada no bairro Osmar Cabral, perto do batalhão da Polícia Militar. No local, pessoas em situação de vulnerabilidade poderão ter acesso a quarto compartilhado, alimentação, espaço de convivência e atendimento psicossocial. O espaço também vai funcionar como ponto de cultura. 


Leia também 
Influenciador brinca com sotaque cuiabano e cria versão de 'Divertida Mente 2'; veja novas emoções

O projeto foi idealizado em 2015 por Elton Martins, fundador do coletivo audiovisual MT Queer, que é engajado na promoção da diversidade e inclusão. No espaço cultural, um ateliê foi construído para criação de figurinos e estará disponível para o desenvolvimento artístico dos residentes. 

O espaço ainda vai oferecer aulas de balé para crianças, teatro para adolescentes e oficinas esporádicas de costura, pintura, stileto e muito mais. O Espaço Amigo disponibilizará computadores para uso da comunidade, acesso à internet, serviços de impressão e auxílio técnico.

O projeto se tornou realidade graças ao edital de equidade racial do Carrefour Brasil e apoios locais. Josy Campos, moradora da casa de acolhimento, destaca a transformação que vivenciou.

"Antes da casa de acolhimento, eu trabalhava em um restaurante e vivia da prostituição. A casa me proporcionou muitas oportunidades na arte; hoje estou inserida no audiovisual, além de ser cantora e compositora. Estou aprendendo produção e pós-produção, convivendo com pessoas que compartilham dos mesmos sonhos."

Produtor cultural do MT Queer, Hiago Conrado, ressalta a importância do Ponto de Cultura para a comunidade LGBTQIAPN +, oferecendo atividades inclusivas. "Tive duas grandes conquistas: coloquei meu nome no cenário nacional com projetos e realizei o sonho de ter um espaço acolhedor para oferecer atividades variadas. Nosso objetivo é mostrar que pessoas LGBTQIAPN + são capacitadas em diversas áreas."
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet