Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Gastronomia

congelados e pronta entrega

Depois de morar no Canadá, fisioterapeuta investe em gastronomia artesanal em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Depois de morar no Canadá, fisioterapeuta investe em gastronomia artesanal em Cuiabá
Quando voltou do Canadá, onde morou por nove anos, a fisioterapeuta Laura Tavares, 52, precisava recomeçar sua carreira. Cansada da antiga formação, decidiu investir na gastronomia e, para isso, e estudou e criou sua marca. Há três anos e meio, abriu também as portas de uma loja de rua, e continua com sua produção de produtos artesanais, como tortas, quiches, sopas e bolinhos.


Leia também:
Pós-graduação em Alta Gastronomia começa no Univag neste sábado

“Em 95 eu fui embora do país. Eu fiquei no Canadá quase nove anos, em Victoria”, lembra. “E lá eu fui exposta à gastronomia de vários países. Eles têm gastronomia do mundo todo, e convivi com chefs de cozinha também, gente de restaurante, eu trabalhava só com chefs“.

Laura voltou a Cuiabá há dez anos. “E eu sempre gostei de gastronomia, minha mãe cozinha muito bem, a família da minha mãe é poconeana. E quando eu voltei eu teria que recomeçar minha vida. Depois de nove anos você tem que recomeçar, seja na mesma área ou em outra, ai eu resolvi mudar de área, ir pra uma área que eu gosto também”.

A fisioterapeuta estudou gastronomia na Unic, se formou em dezembro de 2007. “Eu não sabia qual minha direção, aí fui conhecendo pessoas, fui entrando em contato, e me direcionei mais pro lado do sal. E eu não quis restaurante, não quis Buffet... eu quis mais essa linha da comida mais artesanal, da culinária da mãe, da vó, da coisa manual, da coisa sem maquinário, sem conservantes, sem modismo. Uma coisa mais saudável. uma comida do dia a dia”.

No início, Laura trabalhava somente com produtos congelados, o que foi um desafio já que, segundo ela, os cuiabanos não aceitavam muito bem. Com o tempo, as coisas mudaram e hoje, mesmo tendo produtos à pronta entrega, 80% de seu público ainda compra os congelados.



“A gente tem muitas opções. Tortas, quiches, lanches integrais, e como é uma coisa mais saudável, a gente trabalha também com farinhas integrais. Nossos bolos são bolos de família, a gente não faz naked cake, não faz docinho, não faz aquelas coisas confeitadas, não. O nosso é bolo integral de banana, bolo de fubá com goiabada, bolo de laranja, coisas mais do dia a dia”, explica a empreendedora.

Além dos lanches, ela também prepara pequenos almoços, como escondidinhos de batata doce, panquecas, polpetones e sopas, que são vendidos somente congelados. “Tudo com pouco sal, pouca gordura, tempero com balanço pra não ficar nada muito pesado. A gente tem sopas, caldos, até as pessoas perguntam: ‘você não faz sopa de vaca atolada? Faz caldo de mocotó?’. A gente não tem. Até tenho vontade de fazer, mas por incrível que pareça as pessoas estão procurando uma coisa um pouquinho menos gordurosa”.

Dentre as opções de sopa, Laura tem de abóbora, de cenoura, de legumes, detox, legumes com carne, canja de galinha, mandioquinha com carne seca, caldo verde e abobrinha com curry. Todas são porções individuais.

 Há quatro anos, em 2014, a empresária viu a necessidade de abrir um espaço fixo para vender os produtos à pronta entrega. “A produção tem um horário diferente da loja. Precisa ter um horário pro cliente, porque o cliente ficava entrando na produção, e batia a qualquer hora... às vezes tinha, então com essa loja tem o lugar específico. A pessoa vem, já é atendida, pega e sai. Senti a necessidade de ter um estacionamento, de visualizar, da pessoa ter uma embalagem, etiqueta...”, conta. O cardápio da pronta entrega, no entanto, não é fixo, e o intuito não é que a pessoa coma no local – apesar de, às vezes, isso acontecer.

Além deste espaço, Laura também comanda uma lanchonete dentro da Gastro MT. Lá, sim, o foco é a alimentação no local. “Mas tudo que a gente vende lá é nosso. A gente não terceiriza nada. E a gente serve até um pequeno almoço, uma refeição mais leve, como uma panqueca com salada, ou um polpetone com batata e salada... A gente leva tudo pronto porque lá é bem pequeno”.

Nas encomendas, Laura conta que não trabalha com tamanho festa, por ter uma produção limitada, já que tudo é feito à mão. Mas aceita para encontros pequenos, com poucas pessoas. “Eu faço um orçamento montando, por exemplo, uma mesa de tortas, quiches, pastas, quibe cru, aquela torta gelada de frango com geleia...”, exemplifica. Para isso, no entanto, é preciso fazer os pedidos com no mínimo 48 horas de antecedência.

Para encomendas menores, o tempo recomendado para se pedir é cm 24 horas de antecedência. Quem quiser arriscar, pode ir até o ponto fixo. No entanto, o cardápio de lá muda diariamente. Laura justifica: “Você tem que manter seu foco. Se você não tem uma direção, fica querendo acompanhar os outros, e não dá. Cada um no seu ramo de trabalho. Eu não quero competir com quem faz bolo de festa, com quem faz salgadinho. Não dá, eles usam maquinário, não é meu foco”, finaliza.



Serviço

Laura Tavares Gastronomia Artesanal
Endereço: Rua Estevão de Mendonça, 1864
Funcionamento: Segunda à sexta das 13h às 19h; Sábado das 9h às 13h
Encomendas e informações: (65) 99999-9089
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet