Olhar Conceito

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Música

4d

Orquestra da UFMT traz espetáculo com trilhas de cinema, projeções e performances teatrais

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Orquestra da UFMT traz espetáculo com trilhas de cinema, projeções e performances teatrais
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lança mais um espetáculo. Nos próximos dias 28 e 29 de julho (quinta e sexta), a sinfônica apresenta “Trilhas de Cinema” sob a regência do maestro Fabrício Carvalho. Dentre os filmes apresentados, estarão “Senhor dos Aneis”, “Poderoso Chefão”, “Titanic”, “Stars Wars”, “2001, Uma Odisséia no Espaço”, “Jurassik Park”, “Coração Valente”, “E.T. O Extraterrestre”, “Indiana Jones”, “E O Vento Levou”, “Indiana Jones”, solos de “Cinema Paradiso”, “A Lista de Schindler” e “Piratas do Caribe” com o violinista Yllen Almeida e de “Can You Feel The Love Tonight” de “O Rei Leão, com o cantor Ones Miguel.


Leia mais:
Depois de mostrar 'novo lado' com a Orquestra, Lorena anuncia novo EP e show em homenagem ao samba

Para fazer com que a experiência seja ainda mais fantástica, a apresentação contará com exibição audiovisual de trechos de cada filme e com performances teatrais feitas pelo grupo Tibanaré. Segundo o maestro, a OSUFMT já desenvolve há bastante tempo essa iniciativa de misturar cinema e música: “Grandes compositores de cinema são autores de trilhas e vice-versa, quando muitos compositores de cinema partiram para carreira de composição clássica em função do sucesso que tiveram na sétima arte”.

Fabrício ainda se lembra da chamada ‘policromia sonora’, em que a cena traz cor à música: “Na faculdade, me impressionei com a policromia sonora, especialmente de como a música influencia na cor da cena. Quem começa essa história é o maestro, compositor, diretor de teatro e ensaísta alemão Richard Wagner, século XIX, primeiramente conhecido por suas óperas ou "dramas musicais", cujas composições particularmente as do fim do período, são notáveis por suas texturas complexas, harmonias ricas e orquestração, e o elaborado uso de Leitmotiv: temas musicais associados aos personagens ou ambientes. O que percebemos com clareza na contemporaneidade, por exemplo, nas novelas: música do casal, da mocinha, da vilã”.

O Grupo Tibanaré chega contribuindo com a ‘vivacidade’ do espetáculo: “Eles participarão em algumas trilhas, interpretando cenas dos filmes, interagindo com a plateia, construindo uma temática diferente, numa experiência 4D, claro no sentido figurado, mas com a intensidade de emoções. Imagina acompanhar a cena épica do E.T. com música, projeção e performance? Certamente será incrível”, destaca Fabricio.

De acordo com a assessoria, “Trilhas de Cinema” é mais um espetáculo que reafirma a temporada 2016 da OSUFMT, que ao longo do ano trouxe o espetáculo de 30 anos da carreira do Yllen Almeida, cuja trajetória musical começou na instituição, o intercâmbio artístico oportunizado pela regência do maestro convidado Léo Cunha da Opus de Minas Gerais, o solista Derico, no mês passado, e também o show de Guilherme Arantes em Chapada. “E tem mais, em agosto a OSUFMT estará em Sinop, com concerto comemorativo aos 10 anos do campus da UFMT no município, com participação do cantor e compositor Guilherme Arantes, e apoio da Prefeitura da cidade, reforçando o conceito de parcerias nas ações que tem como vocação o desenvolvimento humano”, finaliza.

Serviço

Espetáculo Trilhas de Cinema, da OSUFMT, sob e regência de Fabricio Carvalho
Data: 28 e 29 de julho de 2016
Horário: 20 horas
Local: Teatro da UFMT – Cuiabá
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia) – à venda pelo SITE ou na bilheteria do teatro
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet