Olhar Conceito

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Música

Renome nacional

Centenário do Samba traz cavaquinista Nilze Carvalho na Praça da Mandioca

Foto: Reprodução

Centenário do Samba traz cavaquinista Nilze Carvalho na Praça da Mandioca
Para comemorar os cem anos da mais expressiva e genuína expressão musical brasileira, o projeto “Centenário do Samba”, traz a Cuiabá mais um nome de sua programação, que conta com quatro shows nacionais gratuitos. Ao ar livre, na Praça da Mandioca, tradicional reduto do samba, em Cuiabá, o samba será celebrado nesta segunda-feira (3), na voz de Nilze Carvalho uma das sambistas de maior destaque atualmente.


Leia mais:
Após sucesso de Mart’nalia, mais três sambistas nacionais chegam a Cuiabá em shows gratuitos

Um dos organizadores do centenário, Raul Fortes explica que a ideia de realizar os shows na Praça da Mandioca, foi vincular a ação ao coração da cidade, onde pulsa a Capital.”A música também a coisa do pulso, do coração, então juntamos isso ao centro histórico, que passa por uma redescoberta na cidade. Até um tempo atrás a praça era freqüentada por um pessoal de outra geração, que ainda freqüenta, mas agora tem uma mistura boa que agrega outras faixas nessa democratização do espaço e da cultura.”

De acordo com ele, o projeto surgiu depois de uma conversa sobre a realização de uma show para celebrar a ocasião. A partir daí, a proposta cresceu e acabou evoluindo para um conjunto de apresentações, que ganharam apoio e chegaram ao que vemos hoje.


“O objetivo principal é marcar e perenizar. Estamos tendo o cuidado de registrar tudo com fotos, vídeos, entrevistas, áudios, pra que daqui vinte ou trinta anos, as pessoas possam ver que conseguimos registrar e homenagear uma linguagem tão brasileira, tão nobre. O intuito é comemorar com o país, fazer parte dessa história, contando com aqueles que gostam do samba, que respeitam essa linguagem.”


O primeiro show de comemoração ao Centenário contou com a cantora Mart’nália, e o grupo O Samba, a Bossa e as Novas. Na ocasião, o evento vibrante teve a estimativa de um público de 5mil espectadores. A agenda conta com os shows ainda esse ano de Nilze Carvalho, hoje, Roberta Sá no dia 7 de novembro e Monarco da Portela no dia (5 de dezembro. Se apresenta também o grupo O Samba, a Bossa e as Novas. “Conseguimos quatro segundas-feiras e começamos com a Martinália, agora teremos a Nilze, que é uma cavaquinista excepcional, muito bem quista no meio.”

Raul também explica que as datas também foram pensadas de maneira inclusiva, para que toda a população pudesse participar. Assim, nas segundas-feiras, garços, músicos e outros profissionais que atuam na noite tem a chance de interagir com a proposta. “Se criássemos no final de semana, muitas pessoas não poderiam participar. Então tentamos abraçar todo mundo que trabalha de sexta a domingo e tem sua folga na segunda-feira. Queremos chegar a todas as parcelas da população, não só em número, mas também em segmento.”

A entrada, como em todas as edições, é gratuita. O Centenário do Samba é uma iniciativa da agência MIC, com o apoio da Itaipava. A programação do palco começa as 19:00.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet