Olhar Conceito

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Notícias / Dra. Elaine Togoe Kunze - Dermatologista

Coluna de estreia da Dra. Elaine Togoe Kunze: A real beleza da pele

Dra. Elaine Togoe Kunze

15 Mar 2016 - 09:21

Foto: da assessoria

Dra. Elaine Togoe Kunze

Dra. Elaine Togoe Kunze

A pele é formada por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. E nelas encontramos estruturas como glândulas sudoríparas (produzem o suor), glândulas sebáceas (produzem a oleosidade), inervações (que nos proporcionam as sensações relacionadas ao toque e à pressão), os folículos pilosos (de onde surge os pelos), as fibras colágenas e elásticas (que nos proporcionam a sustentação e firmeza da pele)... e à partir dessas estruturas visualizamos e sentimos na pele as emoções.

Quando nos olhamos no espelho nos deparamos com as imperfeições que desagradam a nossa estética ou com as perfeições que elevam a nossa auto-estima diária. Mas, se colocarmos esse hábito de lado e observarmos mais profundamente a pele, esse órgão tão maravilhoso, considerado o maior órgão do corpo humano, veremos e sentiremos a importante função divina que ela nos proporciona.

Ao se deparar com uma ruga, lembre-se de todos os obstáculos vencidos e de todas as dores superadas.
Ao se deparar com um rosto suado, saiba que temos perfeitas glândulas sudoríparas, que refletem o esforço físico, a ansiedade, a paixão e o medo.

Ao se deparar com o rosto pálido ou ruborizado, lembramos de nossos vasos sanguíneos que contraem e dilatam perante o susto, o inesperado, o inabalado e a timidez.

Ao se deparar com uma mancha lembramos dos dias ensolarados que fizeram a nossa vida mais feliz e mais colorida.
E uma pele arrepiada reflete um toque de amor, um frio da alma ou do corpo. Enfim, a pele reflete todas essas sensações maravilhosas da vida, além de nos proteger do meio externo e de nos envolver, protegendo a máquina divina perfeita: o nosso corpo, que é composto por órgãos que trabalham em perfeita sincronia.

Por esses motivos, devemos antes de tudo, nos olhar no espelho e agradecer por este órgão, e claro, cuidar dele com consideração e carinho. Para isso, devemos sempre ter uma orientação de um dermatologista (que seja Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia), profissional capacitado para atuar em todos os processos fisiopatológicos que envolvem a pele: desde uma simples prevenção até os tratamentos de câncer de pele.

Devemos ter em mente que a prevenção é o melhor caminho para uma pele sadia e saudável.

Abraços, Elaine.

--

*Dra. Elaine é dermatologista membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Americana de Dermatologia. Formada pela Universidade de Cuiabá e com Especialização no Hospital da Gamboa (RJ). Ela escreve para o Olhar Conceito às terças. Telefone para contato: (65) 9990-6706.

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • giovana cambauva
    12 Mai 2016 às 10:46

    bom dia ,poderia fazer uma materia falando sobre pele rosacea? pois eu tinha um rosto limpo e hj isso me incomoda demais ,e auto estima embaixo.

  • janaina de aquino vieira
    15 Mar 2016 às 13:48

    Naneeeee, adoooro xik no urtimo abfaaaaa amiga,parabéns 😍😘

  • Fabyulla Lesco
    15 Mar 2016 às 13:12

    Parabéns Doutora... Estou adorando a coluna, coloque bastante dicas.. Abraços...

  • Sophia
    15 Mar 2016 às 11:32

    Olá. Poderia divulgar para nós o endereço do consultório e o telefone onde a Dra Elaine atende. Obrigada.

  • Flávia Pasqualin
    15 Mar 2016 às 11:06

    Parabéns Dra. Elaine. Com certeza a Coluna irá abrilhantar ainda mais esse site. Profissional dedicada e atualizada, além de linda e meiga. SUCESSO hj e sempre !

  • LEIDY HELENA OLINTO MENEZES VIEIRA
    15 Mar 2016 às 10:39

    Parabéns Dra. Elaine. É uma ótima profissional. Abraço.

Redes Sociais

Sitevip Internet