Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Seo Fiote

Um sonho de nove anos: em penúltimo dia de sua gestão, Mendes entrega Parque das Águas

Foto: Tchélo Figueiredo

Um sonho de nove anos: em penúltimo dia de sua gestão, Mendes entrega Parque das Águas
A inauguração do novo parque de Cuiabá na noite da última sexta-feira (30) foi a consagração do tradicionalismo de Mato Grosso e de um sonho antigo do ainda prefeito Mauro Mendes (PSB). Batizado de “Seo Fiote”, em homenagem ao pai de dois ex-governadores do estado, o Parque das Águas já é referência por conta da fonte luminosa “show das águas” que custou R$ 3 milhões, importada da China.

Leia mais:
Com túnel de água, ciclovia e pista de caminhada, Parque das Águas é inaugurado em Cuiabá

No discurso de entrega do Parque, Mauro Mendes lembrou como nasceu a ideia do projeto concretizado. "Em 2007, durante uma visita à China como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, tive a oportunidade de percorrer as ruas e os arredores do país ao lado de outros empresários. Em uma visita a um local de estrutura semelhante ao Parque das Águas, partilhei o desejo de devolver à vida esta lagoa, que por tantos anos esteve abandonada”, contou o prefeito.

Depois de nove anos, a gestão de Mauro Mendes entrega o Parque em seu penúltimo dia a frente do Município, mas assume que ainda restam alguns afazeres para que a obra seja realmente finalizada, como o Food Park e o término da instalação da fonte luminosa. “Hoje estou aqui diante de cada cidadão presente, ao lado dos meus companheiros de luta que compraram essa proposta ousada, olhando nos olhos da população com a certeza de dever cumprido. Ainda temos alguns ajustes para finalizar, mas estou realizado por tornar real um sonho particular e um antigo anseio coletivo", disse Mendes.


Foto: Tchélo Figueiredo

Representando a nova fase de Cuiabá, o prefeito eleito Emanuel Pinheiro acompanhou a entrega da obra e lembrou a instalação de uma também fonte luminosa na Praça Alencastro em 1964, e ainda comentou sobre o desafio de continuar o trabalho de Mendes em sua terra natal.

"Cuiabá foi feita para o futuro e o prefeito Mauro Mendes seguiu esta premissa com fidelidade, deixando em minhas mãos a oportunidade e o desafio de dar sequência em seu excelente trabalho. Marcando a história como nosso prefeito Vicente Emílio Vuolo o fez em 1964, com a inauguração da emblemática fonte luminosa da Praça Alencastro, ele hoje entrega uma obra que já antevê o que está por vir, inspirada em consagrados pontos turísticos mundiais de lugares como Dubai, Las Vegas e Singapura. Nossa capital está sendo entregue como Mendes a recebeu, nas mãos dos cuiabanos e logo assumirei este papel, com a ciência e desejo de contribuir ainda mais para o crescimento da minha tão amada terra natal", concluiu Pinheiro.

Seo Fiote foi também Julio Domingos de Campos, matriarca de uma das mais tradicionais famílias de Mato Grosso, pai dos ex-governadores do estado, Júlio e Jayme Campos. Presente na cerimônia, Júlio Campos declarou que a honraria à seu pai traz recordações pessoais e imortaliza a história da família em um momento de celebração do centenário de nascimento de Seo Fiote.

"É uma homenagem inestimável e poder olhar para esse parque todos os dias com a certeza de que fragmentos da nossa história marcam a chegada do futuro para Cuiabá é um sentimento inigualável. Hoje, o passado, presente e futuro se unem em um belo espetáculo inédito, sonhado por nosso prefeito", destacou o ex-governador.

Para o vereador Haroldo Kuzai, presidente da Câmara dos Vereadores e representante da Casa de Leis na solenidade de abertura, o trabalho desempenhado por Mauro Mendes no período de quatro anos tem efeitos vanguardistas e marcam o início de um novo conceito de gestão pública. "Atuando de maneira empreendedora e centrada, nosso prefeito assumiu desafios políticos-sociais de grande dimensão, mas foi capaz de conduzir a capital com exímia habilidade. Além de resguardar os recursos financeiros do município, devolvendo a prefeitura sem qualquer dívida, ele se comprometeu até o fim com suas propostas e agora deixa a grande responsabilidade de ser superado pelos próximos gestores", afirmou.

Parque das Águas em números

Com uma área de lazer de 270 mil m², o Parque das Águas conta com 1.500 metros de pista de corrida e caminhada, 1.600 metros de ciclovia, além de dois restaurantes e um Food Park. Feito exclusivamente com recursos municipais oriundos da arrecadação de impostos, o espaço ainda conta com duas academias ao ar livre, parquinhos infantis, e dois estacionamentos com capacidade para 600 veículos.

Em se tratando de atrações turísticas, o parque oferece aos visitantes o Túnel das Águas - com a extensão de 14 metros e que permite a passagem por entre os jatos de água; a Splash Zone para as crianças (em fase final de montagem) - que emite jatos de até 10 metros de altura saindo do chão; o Show das Águas - com quase 400 fontes, também em fase final de instalação e a Cachoeira com névoa artificial e luzes fluorescentes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet