Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de abril de 2020

Notícias / Comportamento

Em comemoração ao mês de promoção do aleitamento materno, secretarias organizam “mamaço”

Da Redação - Thaís Fávaro

15 Ago 2019 - 08:28

Foto: Ilustração internet

Em comemoração ao mês de promoção do aleitamento materno, secretarias organizam “mamaço”
Em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, as Secretarias de Estado e Saúde e de Cultura, em conjunto com o grupo de apoio Super Mães, realizam no próximo sábado (17), das 15h às 18h, um “mamaço”, no Salão Nobre do Palácio da Instrução.
 
Leia mais
'Mamaço' é realizado no Pantanal Shopping e inicia campanha de doação de leite materno
 
Segundo um dos coordenadores do evento e servidor da Superintendência de Atenção à Saúde da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, Rodrigo Carvalho, o “mamaço” é realizado com base na Lei Estadual nº 10.394 de 2016, a qual permite o aleitamento materno em locais públicos.
 
“A lei garante que as mulheres têm o direito garantido de amamentarem seus filhos em locais coletivos de acesso público, tais como: casas de espetáculos, bares, restaurantes e estabelecimentos similares em todo o Estado de Mato Grosso. Os estabelecimentos comerciais que descumprirem a Lei poderão sofrer penalidades, que vão de advertência à multa, que pode chegar a R$ 50 mil”, ressaltou Carvalho. 
 
Durante a ação, acontecerão diversas atividades como Rodas de Conversa, que discutirão o empoderamento de mães e pais no processo de amamentação, a dança circular, a pintura de barriga, as orientações para gestantes e lactantes; também estarão disponíveis algumas práticas integrativas complementares em saúde, tais como aromoterapia, massagem relaxante e auriculoterapia. Todas as atividades são gratuitas.
 
Além disso, haverá a exposição "Arte de Amamentar", montada sob a curadoria do artista Ferraz Ronei. A exposição estará excepcionalmente aberta à população no próximo sábado, das 13h às 18 horas.
 
A programação cultural reúne dezenove artistas de Mato Grosso e suas obras sobre a temática da amamentação, que revelam esculturas, pinturas em tela, fotografias e instalações. 
 
A ação é realizada juntamente ao Super Mães – um grupo de apoio às gestantes, puérperas e mães, que defende o parto respeitoso, a amamentação e a criação não violenta –, em parceria com o Instituto Cuiabá de Educação e Cultura (ICEC) e a Spazio. Para mais informações sobre o grupo, acesse o Facebook @supermaescuiaba.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Penha
    17 Ago 2019 às 13:09

    Fico assustada com essas iniciativas. Amamentar é fisiológico, tratam o assunto como se fosse um tabu...

Redes Sociais

Sitevip Internet