Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Turismo

pé de parque

Websérie sobre Chapada dos Guimarães lança primeiro episódio nesta quarta-feira

Foto: Fabio Nascimento

Websérie sobre Chapada dos Guimarães lança primeiro episódio nesta quarta-feira
O primeiro episódio da 4ª temporada de ‘Pé de Parque’ será lançado nacionalmente nesta quarta-feira (11), o ‘Dia do Cerrado’. Desta vez, o foco será o  Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, e cada episódio falará sobre um aspecto do espaço de preservação.

Leia também:
Especialista explica porque existem águas termais e quais são os benefícios para a saúde

De acordo com a assessoria, o ‘Pé de Parque’ é uma iniciativa de valorização dos parques nacionais brasileiros, que utiliza o poder transformador do audiovisual como ponto de partida para engajar mais pessoas a visitarem e entenderem a importância dessas áreas para sua qualidade de vida e para o desenvolvimento do país.

O movimento é uma união da Associação O Eco, WikiParques e Fundação Grupo Boticário. A websérie do movimento foi lançada em 2018, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), e a cada temporada apresenta um parque diferente, com episódios que retratam a cultura, aspectos naturais, a história e os personagens que dão rosto e voz aos parques nacionais brasileiros. As três primeiras temporadas de Pé no Parque já foram assistidas por mais de 1 milhão de pessoas.

Chapada dos Guimarães

Nos quatro episódios desta temporada, a websérie vai mostrar o circuito de cachoeiras, o Véu de Noiva, as águas cristalinas da nascente do Vale do Rio Claro e os paredões rochosos milenares.

Além disso, a série vai apresentar personagens que vivem o parque nacional diariamente, como condutores de turismo, voluntários e servidores, trazendo histórias do Cerrado e mostrando a fauna e a flora e até a influência do fogo natural na paisagem.

A direção é do fotógrafo Marcio Isensee e Sá, diretor do documentário Sob a Para do Boi (2018), e produzida por WikiParques e ((o)) eco, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

“Com o Pé no Parque, queremos mobilizar as pessoas. Fazer com que elas conheçam ao vivo não só as áreas protegidas que viram na tela do computador ou do celular, mas também áreas verdes que estão pertinho delas. É através desse movimento coletivo das pessoas, seja fazendo uma trilha ou simplesmente aproveitando as belezas dos parques, que conseguiremos criar uma rede de pessoas engajadas na conservação da natureza, consciente da importância dessas áreas naturais, e aproximar a sociedade das unidades de conservação”, explica o produtor executivo do projeto, Paulo André Vieira.

“A conexão com a natureza faz com que as pessoas compreendam a importância de cada uma dessas áreas naturais para o turismo e para o desenvolvimento econômico regional, além de contribuir com a saúde e o bem-estar do visitante e da comunidade da região”, ressalta a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.
Lançamento nacional da websérie Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
11/09 – Lançamento do 1º episódio “Por entre Árvores Tortas”
18/09 – Lançamento do 2º episódio “Onde Nascem as Águas”
25/09 – Lançamento do 3º episódio “Fogo no Cerrado”
02/10 – Lançamento do 4º episódio “Bastidores da Conservação”
Todos episódios estarão disponíveis ao público no site do Pé no Parque e no canal do WikiParques no Youtube.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet