Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Música

após cursos na França

Cuiabano que gravou Marcos e Belutti e Maneva oferece cursos de produção musical e mixagem

Foto: Reprodução / Instagram

Cuiabano que gravou Marcos e Belutti e Maneva oferece cursos de produção musical e mixagem
O nome ‘Welligton Ribeiro’ já foi muito visto pelos leitores do Olhar Conceito. Em 2015, ele foi um dos 15 escolhidos para o ‘Mix with de Masters’, e acabou elogiado pelo produtor musical dos Beatles, Eddie Kramer, na França. Em 2016, novamente na França, fez imersão com o especialista Chris Lord Alge, que já trabalhou com Green Day e U2. Em 2017, sua banda, ‘Ponto Seis’, gravou com Rick Bonadio. Agora, com um novo estúdio e reputação nacional, ele próprio já gravou nomes como a dupla Marcos e Belutti, Fernando (dupla de Sorocaba) e a banda de reggae Maneva, além de diversos nomes regionais, e ministra cursos para quem está começando na área.

Leia também:
Entre 15 escolhidos no mundo para curso na França, Cuiabano é elogiado por produtor musical dos Beatles

O investimento neste novo espaço foi alto: cerca de R$300 mil somente na estrutura, sem contar os equipamentos. São cerca de 40 metros quadrados e, para que o sonho se tornasse realidade, ele e mãe tiveram que se mudar. “Fizemos primeiro o projeto do estúdio , e depois da casa, porque a gente sabia  o tamanho que ia precisar”, contou ao Olhar Conceito. Segundo Wel, quem fez o projeto foi o arquiteto Carlos Duttweller – mesmo que fez os estúdios de Rick Bonadio e do Wesley Safadão.

Estúdio de Wel (Foto: Arquivo Pessoal)

Antes disso, ele produzia em um espaço improvisado, que acabou ficando pequeno. “Eu passei uns sete anos [no outro], e por ele ser menor, eu acabava terceirizando muita coisa, precisava correr para outros estúdios para gravar uma bateria, coisas que precisavam de espaço maior”, lembra.

Agora, no novo espaço, ele já conseguiu até mesmo gravar DVDs, e juntar oito pessoas de uma só banda. O talento, o reconhecimento e a estrutura atraíram cada vez mais clientes. Marcos e Belutti gravaram, por exemplo, com a dupla local Denner e Douglas; Sorocaba gravou um projeto pessoal, quando estava de passagem por Mato Grosso, e a banda Maneva não veio fisicamente, mas mandou o material para mixagem. “É algo que eu estou tentando focar mais agora, porque trabalhos que eu posso pegar do Brasil inteiro”, afirma.

Atualmente, o produtor passa pelo menos uma semana por mês em São Paulo, gravando com bandas de lá, mas, quando não pode ir, ele também faz este trabalho à distância. Por aqui, ele foi responsável, por exemplo, pelas gravações recentes da ex-The Voice Kids Manu Paiva – que chegou a atingir mais de 7 milhões de visualizações no Youtube.

Ele oferece tanto o serviço de aluguel do espaço por hora quanto por faixa gravada e, neste último caso, já dá mais dicas e faz um certo trabalho de produtor – além de entregar as faixas prontas, já mixada.

Depois de adquirir conhecimento com os ‘mestres’, Wel decidiu também começar a transmitir o que sabe. Foi aí que surgiu a ideia de realizar workshops para grupos pequenos (três a quatro pessoas) em seu estúdio. “A gente faz o que eu aprendi lá fora. Tudo que eu aprendi na França eu passo para as pessoas aqui. E a próxima etapa disso vai ser o online, que eu já estou agilizando e é para sair este ano ainda”, comemora.

Neste curso online, ele vai mostrar de que forma, mesmo tendo um home Studio, é possível ter bons resultados. “Eu gravava na sala de casa, até gravar no Rick Bonadio e ir para fora do país... então eu entendi o caminho que a pessoa começa e o que os grandes já fizeram. Tem como a gente ter um resultado muito bom em home Studio? Claro que tem, se você conhecer as ferramentas e tudo mais. Então a ideia é essa, porque eu vejo muita banda boa, mas que não tem a condição financeira de vir para um estúdio gravar, então porque não ajudar esses caras?”, finaliza.

Serviço

Para conhecer mais sobre o trabalho de Wel e entrar em contato, acesse seu INSTAGRAM.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet