Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cinema

a partir de hoje

Temporada de Filmes Online traz festival de curtas de Caroline Araújo nesta semana

Foto: Divulgação

Caroline Araújo

Caroline Araújo

A ‘Temporada de Filmes Online’ desta semana vai exibir dez curta metragens da realizadora audiovisual e produtora cultural Caroline Araújo, a partir das 19h30 desta terça-feira (1). O compartilhamento das obras é feito de forma online. Todos os curtas têm classificação indicativa livre. Um episódio da série ‘Cine Comentário Sonoro’ sobre o curta “Intervenção Cultural” será publicado no sábado, dia 5 de setembro.

Leia também:
Mato Grosso receberá R$ 52 milhões da Lei Aldir Blanc; Veja valor por município

Nesta semana, a ação envolve parceria entre realizadora, Cine Teatro Cuiabá, Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e integra a programação de aquecimento para a 19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL 2020), que acontece entre 28 de setembro e 02 de outubro de 2020 no Canal do YouTube do Cineclube Coxiponés da UFMT.

Caroline Araújo é formada em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e especialista em Planejamento e Gestão Cultural e em Cinema pela Universidade de Cuiabá (UNIC). É também mestre em Estudos de Cultura do Contemporâneo pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT), onde atualmente desenvolve projeto de pesquisa de doutoramento, além de integrar o Grupo de Pesquisa Artes Híbridas.
 
A cineasta trabalha com audiovisual e produção cultural há 20 anos, atuando como realizadora, documentarista, produtora executiva, diretora de produção e diretora de arte. É diretora executiva do Guará – Festival de Cinema Ambiental que acontece em itinerância desde 2007 por municípios de Mato Grosso. Trabalhou como produtora de quatro edições do Festival de Cinema Feminino “Tudo Sobre Mulheres” e em diferentes funções na MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina -, realizada pelo Cineclube Coxiponés, instituição da qual é parceira desde os tempos da graduação.
 
Em seu currículo estão, ainda, a  produção local do projeto “FIFA’s Profile 2014”, realizado pela HBS Broadcasting – Cuiabá/Londres, em 2013, coordenação de produção local da “Missão FIFA 2014”- Cuiabá/Manaus, em 2014 e trabalho em diversos curtas e longas metragens brasileiros e mato–grossenses, como o longa “O Homem Mau Dorme Bem”, de Geraldo Moraes; os curtas “Baseado em Fatos Reais”, “Depois da Queda”, “S2” e “Três Tipos de Medo”, de Bruno Bini; “Horizontem” e “Paraizoo”, de Amauri Tangará; “3,60”, de Severino Neto; e “Pandorga”, de Maurício Pinto.
 
Foi também Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD Nacional) de 2012 a 2013, além de ter ocupado a Diretoria Executiva da AMAV/ABD – MT entre 2010 e 2014. Em parceria com a Monkey Filmes, produziu, roteirizou e dirigiu mais de 120 curtas documentários para a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, entre 2013 e 2019 (seis deles compartilhados nessa Temporada de Filmes Online). Em 2020 lançou dois telefilmes documentários vencedores de prêmios municipais e federais: “Vila Haiti”, de Luzo Reis, em que atuou como roteirista e produtora executiva - filme atualmente licenciado pela CineBrasilTV; e “Missivas”, que co-roteirizou, co-produziu e co-dirigiu com Maurício Pinto e que integra a grade de programação da Empresa Brasil de Comunicação. (EBC). É atualmente  Coordenadora do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda - do UNIVAG e atua como Professora Voluntária do Curso de Radialismo da UFMT desde agosto de 2019. Além disso, foi formadora convidada da MT Escola de Teatro de agosto a dezembro de 2019, no curso de Produção Cultural, onde hoje responde pela Coordenação Pedagógica do Curso de Produção Cultural.
 
Veja a sinopse dos curtas compartilhados:


Alves de Oliveira (Caroline Araújo, 2006, 25’).
Sinopse: Documentário que relembra a vida e obra de um dos ícones da comunicação mato-grossense, o radialista João Alves de Oliveira, cronista responsável por um dos programas de crônicas radiofônicas de maior sucesso fora do eixo Rio-São Paulo e que também implantou o primeiro jornal diário produzido na capital mato-grossense.
 
Da Capo: 30 Anos de Sinfonia (Caroline Araújo, 2008, 21’).
Sinopse: O documentário mostra bastidores e conversas com integrantes da Orquestra Sinfônica da UFMT (OSU/UFMT), à época em vias de comemorar 30 anos de fundação. Eleito melhor vídeo mato-grossense no 15º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (2008).
 
Intervenção Cultural (Caroline Araújo, 2011, 9’).
Sinopse: O documentário discorre sobre como a arte muda a vida das pessoas, utilizando como fio condutor a ação capitaneada pela artista plástica radicada em Mato Grosso Lara Matana, em parceria com a estilista cuiabana Suzana Figueiredo, a maestrina Silbene Perassolo e a designer de joias Carmen Delamonica.
 
A transpiração de Jonas Barros (Caroline Araújo, 2013, 5’).
Sinopse: A arte como transformação, o artista como ferramenta para isso. O artista plástico mato-grossense Jonas Barros compartilha percepções sobre seu processo criativo.
 
Inexorável Marilza (Caroline Araújo, 2013, 5’).
Sinopse: Documentário feito para a TV ALMT em 2013, sobre a poetiza Marilza Ribeiro, que transborda inquietações e reflexões sobre a cidade, a arte e o outro.
 
Futebol de Tchapa e Cruz (Caroline Araújo, 2013, 5’).
Sinopse: Documentário produzido pela Monkey Filmes para a TVALMT em 2013, quando Cuiabá se preparava para ser uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. Primeiro episódio da Trilogia Cuiabá Futebol Clube.
 
Prata da Casa (Caroline Araújo, 2013, 5’).
Documentário produzido pela Monkey Filmes para a TVALMT em 2013, quando Cuiabá se preparava para ser uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. Segundo episódio da Trilogia Cuiabá Futebol Clube.

A Bola de Ouro (Caroline Araújo, 2013, 5’).
Sinopse: Documentário produzido pela Monkey Filmes para a TVALMT em 2013, quando Cuiabá se preparava para ser uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. Terceiro episódio da Trilogia Cuiabá Futebol Clube.
 
O outro lado do Rio (Caroline Araújo, 2015, 23’).
Sinopse: A cidade é um ambiente vivo. O documentário retrata o metabolismo da cidade de Cuiabá a partir de histórias sobre o Rio que a nomeia.
 
Aline (Caroline Araújo, 2018, 28’).
Sinopse: Documentário em homenagem à crítica de arte Aline Figueiredo.

Serviço
 
Temporada de Filmes Online, com compartilhamento de dez curtas de Caroline Araújo. Atividade integra programação de aquecimento para a MAUAL 2020.
Quando: A partir das 19h30 de terça-feira, 01ª de setembro de 2020.
Onde: facebook.com/cineteatrocuiaba (Link Publicações).
Classificação indicativa: a ser consultada.
Mais informações pelo email: pautacineteatrocuiaba@gmail.com
Curtas ficarão disponíveis no link: https://wp.me/pbQLhj-wN
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet