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Terça-feira, 07 de dezembro de 2021

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Bacon, doce de leite e carne seca

Após sair do emprego, moradora de Cuiabá começa a fazer queijos recheados em casa e conquista clientela

Da Redação - José Lucas Salvani

03 Out 2021 - 14:05

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Após sair do emprego, moradora de Cuiabá começa a fazer queijos recheados em casa e conquista clientela
Karla da Silva Gonçalves, de 41 anos, é o espelho para muitos na pandemia do novo coronavírus. Saiu de um emprego fixo e precisou se reinventar. No seu caso, resolveu apostar em queijos recheados com bacon e doce de leite, após conhecer o produto de um vendedor que passou por Cuiabá. O resultado são boas vendas e mais de 11 mil seguidores no Instagram do Queijo de Casa.

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O negócio começou em julho de 2020, em meio a pandemia do novo coronavírus, mas é preciso voltar para 2018, quando Letícia, filha de Karla, foi para a Colômbia estudar para entender como as duas acabaram empreendendo. À época, ambas faziam doces para conseguir custear os gastos referentes às viagens e vendiam na escola onde Letícia estudava. Quando Letícia voltou, resolveu seguir com a venda de doces e bolos, e resolveu montar a Caramelo.



Quando o primeiro negócio começou, Karla ainda trabalhava em uma rede de supermercados, mas com a chegada da pandemia do novo coronavírus, saiu do emprego. Sem alternativas, pensou em agregar mais um negócio para conseguir sustentar a família e resolveu apostar em queijos recheados. Com o sucesso, precisaram mudar a forma de produção na Caramelo para conseguir focar nos queijos.

“Na verdade, foi tudo muito intuitivo”, explica Karla em entrevista ao Olhar Conceito. A empresária conheceu os queijos recheados quando ainda trabalhava para o supermercado e, nas suas últimas férias em 2020, o namorado comprou um com recheio de doce de leite de um vendedor em Cuiabá. Já naquela época, ficou apaixonada e, quando mais precisou de uma alternativa, pensou que poderia ter uma boa renda.



“Curiosa para aprender a fazer, fui procurar no YouTube como seria. Começamos a fazer. Acertamos e erramos várias vezes. Nunca tinha feito. Foi um saber que foi atualizado. Então, em fevereiro fui para Juiz de Fora e fiz um curso de Mestre de Queijeira, lá peguei as técnicas e informações que encontrei na internet, mas era muito superficial”, explica.

Karla trabalha tanto com queijos recheados e sem recheio. Os queijos frescais possuem recheios de goiabada, doce de leite, requeijão com azeitonas, temperado com bacon e com azeitona. Há também coalhos trufados com requeijão, carne seca e requeijão, e calabresa com requeijão. Ela ainda oferece em formato de coração trufado, tradicional ou decorado com doce de leite.



Mensalmente, Karla aposta no queijo do mês. Em setembro, por exemplo, o sabor especial foi um trufado com geleia de abacaxi. "A gente tem uma opção de sabor diferente do mês, que é exclusivo. Ele fica disponível por 30 dias no nosso cardápio e mudamos mensalmente", conta a empresária.

Com 11 mil seguidores no Instagram, pode-se dizer que o Queijo de Casa está caindo cada vez mais no gosto do público cuiabano. Karla confessa que não esperava uma recepção tão positiva em tão pouco tempo por acreditar ser muito diferente e os cuiabanos poderiam não aderir tão fácil aos seus queijos.



Parte do sucesso é mérito do primeiro negócio familiar, a Caramelo. Com a venda de doces, Karla pode aprender a como gerir um negócio e procurar os melhores fornecedores. "Tudo contribui. Se daqui pra frente partimos para outro negócio, a gente acumulou experiências para poder apostar em outro ramo", conta.

Mesmo com a experiência da doçaria, Karla ainda se sentiu um pouco insegura para apostar nos queijos. "Por mais que a gente tenha um pensamento positivo e acredite no nosso potencial, a gente fica com um pé na insegurança. Foi tudo crescendo de forma natural. Nossa produção ainda é pequena, mas é o que mantém a nossa casa. O saldo para nós é muito positivo", finaliza.

Para encomendar, basta entrar em contato pelo número (65). Siga o Queijo de Casa no Instagram.
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