Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Festival do Japão

As cores, cheiros e sons do Japão se misturam com a cultura cuiabana este final de semana

Foto: Stéfanie Medeiros

As cores, cheiros e sons do Japão se misturam com a cultura cuiabana este final de semana
Final da tarde de sexta-feira (06), funcionários levando cadeiras para um lado, técnicos de som passando a música das apresentações, equipe da organização falando em celulares sobre o gelo que não chegou, a barraca que ainda não abriu e se as coisas ficariam prontas conforme o combinado.

Leia mais: Governo investe mais de R$ 200 mil no Festival do Japão que tem início nesta sexta

Esse frenesi de pessoas, tanto os que estavam trabalhando no evento quanto os que já chegavam para aproveitar os stands, é o que constitui o Festival do Japão 2013, com uma super estrutura montada no estacionamento do Shopping Pantanal. As diversas barracas, palcos, espaço para a platéia e cabines da administração formam um mini feira que de pequena não tem nada. Foi preciso um gerador próprio de 260 kva para que o festival fosse possível.

Dentre os stands, temos de tudo um pouco. Alguns, montados especialmente para a ocasião, servem comida típica japonesa, com destaque especial para o sushi. Uma família de senhores nipo-brasileiros davam os toques finais nas laternas vermelhas e decoração oriental enquanto a comida era preparada para o início do festival, às 17h.



Já outras barracas foram trazidas para dar visibilidade as lojas com produtos temáticos japoneses. É o caso da Rush, de jogos, figuras de ação, card games, livros de animê e RPG, dentre outros. O gerente do empreendimento, Orlando Machado, 27 anos, explicou que, além dos produtos, os organizadores da Rush irão ensinar a quem interessar jogos de cartas como, por exemplo, Magic.

A interatividade com o público, aliás, é um dos grandes diferenciais do Festival do Japão. No domingo, haverá um show de Cosplays, com apresentações de duplas com diálogos preparados. Mas para aqueles que simplesmente querem se vestir como um de seus personagens favoritos, há a competição individual Geki Jo. Para isto, basta se vestir e ir ao stand de Cosplays, tirar uma foto e se inscrever.

O organizador, Renan Moraes, 23 anos, diz que o concurso vai premiar o primeiro colocado com um vale presente na loja Rush. Os quatro vencedores seguintes terão seus nomes divulgados no blog do concurso e do festival. “Nós queremos fazer uma crítica embasada para, além de divertido, ser sério e estimular os cosplays. Os que quiserem saber a crítica, mas não ficaram entre os cinco colocados, podem nos enviar um email que mandaremos nossa avaliação”, disse ao Olhar Conceito.

A moda japonesa, além de bonita e detalhista, é muito rigorosa. As famosas Lolitas também estarão presentes no festival, tanto com um Stand, quanto com um desfile no domingo. Os vestidos, as anáguas, perucas, sapatos e toda a produção será exibida para Cuiabá, apresentando principalmente os estilos sweet, classic e punk. Cend Mariel e Denize Mesquita, as Lolitas e organizadoras do Stand, têm como objetivo divulgar e ampliar esta moda em Cuiabá.

Com a ajuda de Geshner Inagaki, 20, namorado de Denize, as duas organizam e montam os visuais e divulgam em seu blog. Cend e Denize, no entanto, não se vestem como Lolitas todos os dias, mas levam a moda à eventos e lugares específicos, como na doceria Magrelos, no Sesc Arsenal e qualquer outro lugar que tenha uma estética que combine com os visuais.

Andando nas ruelas entre os Stands, podemos ver as cores, sentir os cheiros e a vibração do Japão. Mas como a maioria de seus descendentes, o Festival é uma mistura de duas culturas. Entre as lanternas vermelhas, as flores de laranjeiras e ilustrações orientais, podemos ver barracas com tuiuiús, violas de choco, onça pintada e guaraná ralado.

Porque afinal, é isso que é o Festival do Japão: o melhor do oriental com o melhor do cuiabano. Uma mistura que explode em sons, cores e cheiros imperdíveis.

Confira a programação:

07 de setembro, sábado:


17:00 - Artes marciais
17:10 - Hanabi Wadaiko
17:25 - Matsuo Kazurayama
17:30 - Karaokê Cuiabá
17:35 - Cosplay
17:45 - Yosakoi Soran
18:00 - Martha Takishima
18:10 - Lolitas
18:20 - Karen Taira
18:40 - Martha - Kodomo Matsuri
19:00 - Dança Leão e Serpente
19:20 - Música do Festival
19:30 - Mario Kamia - ilusionista
19:50 - Associação Cultural Flor Ribeirinha
20:15 - Ryukyu Koku Matsuri Daiko
20:30 - Joe Hirata
21:00 - Concurso Miss Nikkey
23:00 - Encerramento

08 de setembro, domingo

17:00 - Artes Marciais
17:20 - Karaokê Cuiabá
17:25 - Matsuri Dance
17:35 - Karaokê Cuiabá
17:40 - Dança Leão e Serpente
18:00 - Martha Takishima
18:05 - Lolitas
18:15 - Hanabi Wadaiko
18:30 - Karen Taira
18:50 - Música do Festival
19:00 - Street Dance
19:10 - Concurso Cosplay
19:30 - Cosplay
19:40 - Mario Kamia - ilusionista
20:00 - Joe Hirata
20:30 - Ryukyu Koku Matsuri Daiko
20:50 - Yosakoi Soran
21:10 - Bon Odori
21:40 - Henrique, Claudinho e Pescuma
22:10 - Encerramento

Lembrando que a entrada é franca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet