Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

EM BUSCA DA BOA FORMA

Nutricionista indica erros comuns no projeto fitness e explica que incluir carboidratos na alimentação é fundamental

Foto: Divulgação

Nutricionista indica erros comuns no projeto fitness e explica que incluir carboidratos na alimentação é fundamental
 O ano está começando e com ele muitas promessas não cumpridas acabam sendo refeitas com mais peso no primeiro mês. No topo dos desejos geralmente está o cuidado com a saúde e o corpo, por meio da prática de atividades físicas, emagrecimento, ganho de músculos e estar em boa forma. Porém o compromisso muitas vezes acaba falhando, e segundo avaliações de profissionais, um dos maiores obstáculos é a falta de conhecimento. Alguns erros são apontados por nutricionistas e educadores físicos.

Leia mais:
Setor Fitness em Cuiabá consolida recuperação e segmento projeta crescimento nacional em 2023

“Ainda tem pessoas que acreditam que a exclusão de grupos alimentares é a melhor alternativa para emagrecer, o resultado de fato, ocorre, mas é por tempo limitado. O sacrifício depois é pago em dobro com o retorno do peso perdido, e pior, perda de massa magra e ganho de gordura”, afirma a nutricionista Kenia Pinho, que atende os alunos da academia boutique Forz Gym em Cuiabá.

“Para evitar esse ciclo é preciso abandonar a ideia de que o carboidrato é o vilão da boa forma. É muito injusta esta avaliação, sem o consumo de carboidrato o corpo fica enfraquecido.  o carboidrato é o nutriente responsável para elevar os níveis de glicogênio antes do exercício, fornecer energia durante, além de ser fundamental na recuperação pós treino; ou seja, quem treina precisa de carboidrato, antes e depois da malhação”, complementa.

Ainda segundo a profissional, o papel do nutricionista é de extrema importância para quem busca resultados corporais. Malhar sem orientação nutricional pode ser uma das causas que impede a pessoa de ter o corpo desejado, e pode até desestimular a prática de exercícios.

“A nutrição é algo muito personificada, para cada pessoa é um balanceamento diferenciado, o metabolismo é um quebra cabeça que cabe a nós identificar as lacunas a serem preenchidas. Existem pacientes por exemplo que preferem treinar em jejum e se sentem bem, para outros tal prática é impensável e sem necessidade alguma. Existem outros que ficam sem apetite durante o dia, e fazem apenas duas refeições completas, mas em muitos momentos tem fúrias alimentares no período noturno prejudicando assim uma alimentação saudável e balanceada, por isso é preciso saber esse “mapa” que cada um carrega para que o treino seja capaz de produzir grandes resultados”, explica Kenia.

A Forz Gym traz um novo conceito em academia, oferecendo atendimento de nutricionistas, médico do esporte, além dos serviços como pré e pós-treino, incluindo frutas, castanhas e whey protein.

“Tem algo que condeno, jamais indico substituir uma refeição completa, como almoço, por exemplo, por um shake de whey, pois tem vai suprir apenas a proteína deixando de lado outros nutrientes essenciais para a construção de um corpo tonificado”, afirma a nutricionista.

Ainda segunda a profissional, um plano alimentar eficaz é tão poderoso quanto dedicar horas na academia de 4 a 6 dias da semana. “Balancear a dieta, sem exageros, sem passar fome ou colocar a saúde em risco pode contribuir com um terço ou mais da boa forma”, define.

“E como sempre existem alimentos poderosos, entre eles os carboidratos, de fato alguns não deveriam ficar de fora da lista quando o resultado esperado é diminuir a gordura corporal, ganhar músculos e afinar a silhueta, entre os mais recomendados estão o pão integral feito de grãos, arroz integral, batata doce e mandioca. “Claro que um nutricionista é quem pode garantir a quantidade diária correta destes alimentos”; finaliza. 

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet