Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

INSTITUTO DR. RAFAEL FITIPALDI

Transplante capilar feito por bons profissionais não traz riscos à saúde e resgata a autoestima, afirmam médicos

Foto: Reprodução

Transplante capilar feito por bons profissionais não traz riscos à saúde e resgata a autoestima, afirmam médicos
A calvície é um problema que atinge, principalmente, homens em diversas idades, seja por questões genéticas, hormonais ou doenças. E o principal ponto negativo da queda dos fios é a baixa autoestima que afeta a vida das pessoas. De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), estima-se que cerca de 42 milhões de brasileiros já foram atingidos pela perda de cabelo. Uma das soluções é o transplante capilar. 

Leia mais:
Unimed Cuiabá inaugura própria rede de laboratórios com nove pontos de coleta

O Instituto Dr. Rafael Fitipaldi é uma das clínicas mais renomadas de Cuiabá que realiza o transplante capilar e todas as terapias capilares, aliando tecnologia e experiência. São mais de dois mil transplantes feitos em cinco anos. 

Mas o que é o transplante? Para o procedimento, o cirurgião retira os folículos capilares da região lateral e posterior da cabeça, transferindo-os para as áreas calvas. Depois, as raízes dos fios crescem de forma permanente no novo local, chamado de área receptora, como se estivessem na região de origem (área doadora).

Além dos fios da cabeça, também podem ser retirados folículos do tórax e barba. São diversas as técnicas de transplante e o Instituto Dr. Rafael Fitipaldi realiza a FUE (Follicular Unit Extraction) ou simplesmente Extração de Unidades Foliculares, que trata-se de uma moderna técnica de transplante capilar onde as unidades foliculares são retiradas diretamente do couro cabeludo de forma individual. Como não há a necessidade de incisão, evita-se a cicatriz. 

Durante todo o transplante, o principal cuidado é o monitoramento do paciente para evitar complicações. De acordo com o Dr. Rafael, o procedimento dura cerca de seis a oito horas, sendo este o limite, pois após esse período os folículos retirados começam a morrer. 

Além disso, na clínica, são feitos transplantes capilares todos os dias no centro cirúrgico equipado com a mais alta tecnologia que o procedimento exige. A equipe cirúrgica também é grande, sendo dois médicos e oito enfermeiros durante todo o processo. Realizado com anestesia local, o transplante é indolor, e a maioria dos pacientes dorme durante todo o procedimento. Há alguns casos que é necessário o uso de sedativos, sempre com acompanhamento de um anestesista.

“Aqui na clínica fazemos todos os dias, até aos sábados. Também oferecemos todos os tipos de terapia capilar, inclusive para pacientes que estão com queda, homens que querem prevenir a calvície, mulheres com alopecia e o pós-operatório também”, disse o cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Rafael Fitipaldi.

Outro ponto ressaltado pelo cirurgião e o médico Dr. Maikon Ticianel foi a importância do tratamento pós-operatório para bons resultados. Os pacientes que fazem o transplante na clínica são acompanhados por no mínimo um ano, pois o resultado final pode levar até 14 meses para ser concluído. 

“Muitos pensam que o paciente já sai do transplante e com um mês vai estar cortando o cabelo, vai estar cabeludo. Na verdade não, após o procedimento, tem uma queda temporária dos fios transplantados, que ocorre de 20 a 30 dias após. Aí esse transplantado fica do terceiro ao quarto mês, para voltar a crescer. Após seis meses, o cabelo já está bem legal, mas o resultado final, o crescimento de fios levam até 14 meses. Aí depois desse período, podemos falar que chegou no resultado final”, disse Dr. Maikon Ticianel.

Hoje, o paciente não precisa mais viajar para outros locais para realizar seu transplante capilar, Cuiabá tem tecnologia e bons profissionais com experiência e cursos especializados, como os médicos do Instituto Dr. Rafael Fitipaldi, que oferece todos os tratamentos existentes para os cabelos.

No pós-operatório, os hormônios responsáveis pelo afinamento dos fios até a morte do folículo também são monitorados, pois, pode ocorrer que alguns folículos transplantados tenham os receptores hormonais e acabem morrendo, e com isso, os médicos precisam identificar e bloquear esses hormônios para garantir o sucesso do transplante.

“Esse acompanhamento precisa ser feito mês a mês e se alguém faz o transplante num local distante de onde mora, não tem como fazer, pois são solicitados exames periódicos e medicamentos, se necessário. Nós fazemos de tudo para o paciente não abandonar o tratamento, porque além do transplante, nós associamos as terapias capilares para ter um resultado mais legal”, conta Dr. Rafael.

Além disso, os médicos explicam todos os cuidados após o procedimento, realizam a primeira lavagem dos folículos, orientam sobre as lavagens, entre outros. Também é muito importante que o paciente não bata a cabeça e evite a exposição solar. Após uma semana, é liberado o uso de bonés.

Com cerca de 50% dos pacientes vindos do interior de Mato Grosso, Dr. Rafael e Dr. Maikon viajam todo mês para as cidades de Primavera do Leste e Sinop para as consultas e o pós-operatório.

Em relação aos resultados, os médicos afirmam que a taxa de sucesso é entre 98% dos folículos transplantados. Além disso, os riscos são mínimos quando feito por uma equipe experiente e com todos os cuidados. São raras as infecções após o transplante capilar e em geral, as complicações são mais estéticas, como, um resultado que não ficou como o esperado.

“Priorizamos muito a satisfação do paciente, alinhamos muito a expectativa, mas existem casos onde o paciente tem uma área doadora que está no limite pra fazer um transplante bom, ele sabe disso, a gente conversou muito. O paciente entende muito que o transplante vai ser bom ou muito bom. Alinhamos muito, caso ele ainda fique insatisfeito, fazemos o retoque, pensamos em outro transplante”, contam.

Além disso, o Instituto Dr. Rafael Fitipaldi é o único no Centro-Oeste que utiliza um scanner para avaliação dos fios capilares, como a quantidade e espessura. Os casos dos pacientes são estudados sempre com antecedência e toda a atenção para atingir a satisfação dos clientes.

O Instituto fica localizado na Av. São Sebastião, 3536, bairro Quilombo, em Cuiabá, na Clínica Personalle. Para agendar uma consulta, o telefone de contato é o (65) 99800-8800. Mais informações podem ser conferidas no site https://institutorafaelfitipaldi.com.br/ e no Instagram @dr.rafaelfitipaldi .

Resgate da autoestima 

O principal resultado do transplante capilar, para além dos fios novos, é o resgate da autoestima, pois muitos que enfrentam a calvície acabam sofrendo com a baixa autoestima, o isolamento social, entre outros. 

Segundo o Dr. Rafael, ainda há muitos tabus em relação aos cuidados estéticos para os homens e muitos ficam com vergonha de procurar um tratamento, mas os tempos estão mudando, e o número de pacientes aumentou, até por incentivo das mulheres. 

“Existem vários tabus para o homem procurar um procedimento estético, até a parte mesmo do machismo, ele fica às vezes com vergonha. No começo, nossos pacientes não falavam para ninguém, faziam até escondidos. Ficavam com medo dos amigos falarem e tirarem sarro. É algo que incomoda muito”, explica o cirurgião.

“Mas tivemos muitos pacientes que mudaram de vida após o transplante, conseguiram empregos novos, voltaram a se relacionar, passaram a ter mais atenção com a saúde, passaram a se cuidar mais”, complementa.

“O resgate da autoestima é o resultado principal. É impressionante a gente ver, geralmente com seis meses, o pessoal já comece a ver o cabelo crescendo, já consegue cortar, e os pacientes voltam procurando outros tratamentos estéticos, como o botox, começam a se preocupar mais com a aparência, resolvem emagrecer, é só um start para o homem, principalmente, para se cuidar mais”, acrescenta Dr. Maikon.

O próprio Dr. Rafael  já fez um transplante capilar há cerca de dois anos. No entanto, ele poderia ter evitado o procedimento, se tivesse tido orientações na juventude sobre os tratamentos capilares que previnem o surgimento da calvície e agravamento.

“Eu fiz tem dois anos. Tenho um histórico enorme de calvície na minha família, e no meio da faculdade já comecei a ver que os fios estavam ficando mais finos, ai eu ia no salão e o pessoal não sabia dar a orientação correta, falavam que era isso mesmo, que iria ficar calvo. Como eu não tinha informação, pensei que depois da formatura, quando eu trabalhasse e tivesse dinheiro, iria fazer um transplante. Eu nem imaginava que poderia ter feito um tratamento antes”, conta.

O tratamento capilar é feito quando o paciente tem fios na cabeça e a calvície começa a evoluir, incluindo também o afinamento dos cabelos e não só pela queda. Enquanto esse processo acontece e o folículo ainda não morreu, o tratamento ajuda a frear totalmente a calvície ou retardá-la por cerca de 10 anos.

“Muitos associam os tratamentos antigos com remédios que causam impotência sexual, mas a medicina evoluiu e hoje os tratamentos capilares funcionam e geram resultados muito bons com medicações seguras que não atrapalham a vida em nada. E com pacientes jovens que querem evitar o histórico familiar de calvície, conseguimos fazer tratamentos com atendimentos personalizados, sem uso de medicamentos orais. São novas tecnologias nos procedimentos que podem até salvar uma calvície avançada para que seja viável um transplante capilar”, explica Dr. Maikon.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet