Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

SWÁSTHYA YÔGA

Prática do yôga trabalha todo o corpo, trazendo bem-estar, saúde e autoconhecimento

Foto: Reprodução

Prática do yôga trabalha todo o corpo, trazendo bem-estar, saúde e autoconhecimento
O Yôga é uma prática física e mental que surgiu há mais de 5 mil anos atrás na Índia e a cada vez mais tem se popularizado no mundo todo, ganhando milhares de adeptos que buscam o bem-estar, conforto, autoconhecimento e fortalecimento corporal. Sãos diversos tipos de yôga, e dentre eles, o SwáSthya Yôga é uma das práticas mais completas, sendo considerado uma sistematização do yôga do período pré-clássico.

Leia mais:
Reumatologista reforça a importância da disseminação de informações sobre lúpus e a fibromialgia

Uma das instrutoras do SwáSthya Yôga em Cuiabá é a professora Marielly Camargo, que ministra aulas desde 2007, quando se formou na primeira universidade da prática no Brasil, a Uni-Yôga. O Olhar Conceito conversou com a yôginí, que conta um pouco sobre a atividade e os benefícios.

“O SwáSthya Yôga é muito completo e trabalha diversas áreas além dos pránáyámas e exercícios respiratórios, limpeza orgânica, aquietamento e a meditação, mas também as técnicas corporais de fortalecimento, resistência e flexibilidade. Todo esse conjunto de técnicas é para te ajudar no objetivo do Yoga que é o autoconhecimento”, disse Marielly.

A palavra SwáSthya vem do sânscrito e significa auto-suficiência, saúde, bem-estar, conforto e satisfação. A prática completa deste tipo de Yôga é dividida em oito partes, sendo elas:  mudrá, gesto reflexológico feito com as mãos; pújá, retribuição de energia; mantra, vocalização de sons e ultrassons; pránáyáma, expansão da bioenergia através de respiratórios; kriyá, atividade de purificação das mucosas; ásana, técnicas orgânicas e yôganidrá, técnica de descontração.



Marielly explica que a falta de informação sobre a prática leva muitas pessoas a acreditarem que o Yôga é só meditar e alongar, mas na verdade é uma atividade intensa que trabalha o corpo todo, fortalecendo e definindo a musculatura, ajudando na flexibilidade e agilidade, ensinando a respirar corretamente, a dominar a mente e ajuda no desempenho em esportes.

“Muitas pessoas querem só meditar ou fazer só uma técnica, e eu dou um exemplo, quem quer só meditar, é como se fosse numa academia e pedisse para treinar só braço. Então tem que ser completo, você precisa treinar o seu corpo todo, assim como no yôga. Todo yôga tem meditação, a gente não tira nenhuma parte da aula porque a gente precisa de todo o contexto para chegar no objetivo”, disse.

O Yôga também é uma atividade acessível para todos, exceto aqueles que possuem alguma restrição médica. Marielly inclusive afirma que um dos seus maiores sonhos é que todas as pessoas pratiquem o yôga. Para ela, é uma prática muito completa, que cuida do físico, mental e emocional e só vem para somar junto a outras atividades físicas.

“Eu sempre falo para as pessoas experimentarem, pois há diversos tipos de yôga. O ideal é fazer uma aula experimental e escolher a prática que você mais se identificar. Muitos procuram já saber dos valores, mas eu aconselho a experimentar, conhecer a prática, a qualidade da aula e a formação do instrutor”, conta.

Após escolher a prática, o aluno iniciante no SwáSthya Yoga começa a ter o contato com as técnicas de respiração, para aprender a respirar corretamente e assim aumentar a capacidade pulmonar, a concentração, o combate ao estresse e à ansiedade. Ele também aprende a fazer a limpeza orgânica, que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino; as técnicas corporais que trabalham o equilíbrio, a concentração, resistência e fortalecimento; faz o relaxamento depois da prática, para assimilação e finaliza a aula com o treinamento de meditação, que ajuda na concentração e hiper consciência.

Muitos praticantes do Yôga mudam suas vidas depois de conhecer a atividade. Segundo Marielly, são diversos os relatos de alunos que adquirem uma autossuperação, autossuficiência, autoconhecimento, fortalecimento, aumento da capacidade pulmonar, da concentração, melhor funcionamento do intestino e melhoram os níveis de estresse, ansiedade e passam a dormir melhor.


“De cara, as pessoas procuram a prática para combater a ansiedade ou porque não gostam de atividade física e sabem que no yôga de alta performance trabalha muito o corpo. E tem também aqueles alunos que são atletas e o yôga ajuda na performance, no rendimento, foco e concentração”.

“O Yôga te traz para o presente, se você se dispersa, você sai. Ele te traz a todo momento para o agora”, complementa a professora, ressaltando como a atividade ajuda na ansiedade e no relaxamento dos pensamentos.

E não só apenas todos esses benefícios, mas muitos alunos afirmam que a prática ajudou a mudar a vida, passando a cuidar mais da alimentação e do comportamento no dia-a-dia.

“O principal que muitos alunos falam é sobre a alimentação, sobre como eles passaram a comer com mais qualidade e menos, adquirem uma consciência da alimentação saudável e mais leve. E isso acontece naturalmente porque seu corpo começa a fazer uma limpeza natural, de fortalecimento, você começa a absorver energia vital e prana”, afirma Marielly.

“Também tem muita gente que fala que depois que começou a fazer o yoga, passou a conhecer seu corpo, as limitações, começou a se cuidar mais com a prática da consciência corporal”, complementa.

Marielly dá aulas particulares, em academias, aulas empresariais, online e possui a sua escola de yôga, o Espaço Yôga, localizado na avenida São Sebastião. Para mais informações, o contato é o (65) -98111-4020 e a professora sempre posta seus conteúdos no Instagram @mariellycamargo.

Veja o vídeo com um pouco da prática em sala de aula:
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet