Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

CONHEÇA A LUMA

Psicóloga abandona profissão para se dedicar ao circo e começa a dar aulas em Cuiabá

Foto: Arquivo Pessoal

Psicóloga abandona profissão para se dedicar ao circo e começa a dar aulas em Cuiabá
Apaixonada pelas artes, principalmente a circense, a psicóloga Luma Strobel, 32 anos, largou sua cidade natal, Rondonópolis, a formação acadêmica e uma segunda faculdade de veterinária, para ir atrás do sonho de aprender a arte do circo, com um curso de formação em Florianópolis. E a cada nova habilidade adquirida, a jovem se encantava mais ainda com o universo das acrobacias, lira, trapézios e tecidos. Com isso, ela acabou transformando a paixão em trabalho e começou a dar aulas para adultos e crianças, levando o circo para mais pessoas, ajudando na popularização em Cuiabá.

Leia mais:
Musicista baiana toca violino nas ruas de Cuiabá e agradece hospitalidade: 'muito bem recebida'

Em entrevista ao Olhar Conceito, a professora contou sobre sua trajetória e as aulas que dá no CrossFit Pantanal, localizado no bairro Porto, na Capital. Com turmas de até oito alunos, os adultos conseguem se encantar pela arte circense e desafiar suas habilidades e coordenação motora. Luma também tem turmas para crianças, com aulas lúdicas, que afloram o artista interior dos pequenos.

“Eu sou de Rondonópolis, de uma família do agronegócio, mas sempre gostei de arte quando era criança e adolescente. Quando tinha cursos de teatro e dança, minha mãe sempre me colocava e apoiava, e eu também era da igreja, e lá eles usavam a arte o tempo todo. Eu conheci o circo com as aulas do Sesc e já gostava muito. Mas até aí, era só um hobbie, e acabei entrando para faculdade de psicologia”, afirma a professora.

Durante a faculdade, Luma entrou ainda mais em contato com o mundo das artes, pois o pessoal da psicologia é “muito artista” e ajudou a aflorar o desejo da jovem de ir mais além. “Depois de ter atuado um pouco como psicóloga, eu vi que a arte circense havia passado de um hobbie, e era o que eu queria fazer, trabalhar com o circo”.

Nesse meio tempo, antes de se dedicar realmente à arte circense, Luma tentou outra faculdade e veio para Cuiabá em 2016 para cursar veterinária. “Eu estava apaixonada, porque adoro aprender. Mas no segundo semestre, eu fiz uma audição para um curso de formação em circo em Florianópolis, e foi a hora de peitar minha família, era aquela hora ou nunca”.



A jovem então largou tudo e foi para a cidade catarinense viver a formação em circo durante seis meses, na escola Circo Khan. Depois, ela precisou voltar para Rondonópolis e para manter o condicionamento físico, começou o CrossFit, sendo convidada a entrar para a equipe de instrutores um tempo depois.

“Nessa época do crossfit, por volta de 2017, comecei a faculdade de educação física e paralelamente, eu fazia apresentações de arte com os grupos da cidade. Depois, trabalhei como arte educadora numa empresa corporativa e acabei me frustrando um pouco, até que resolvi fazer outro curso de formação em circo, dessa vez, em Goiânia, pela Escola Catavento”, conta Luma.

Durante o curso, a pandemia da covid-19 veio e a jovem precisou voltar para Rondonópolis, e como já estava trabalhando com o circo em Goiânia, dando aulas em escolas, num ritmo mais inicial. E ao retornar para sua cidade natal, começou a atuar como personal trainer e iniciou as aulas de circo para crianças em sua casa.

“Ali eu vi que deu muito certo e resolvi continuar nisso. Continuei estudando muito, sempre buscando me aperfeiçoar cada vem mais. Só que Rondonópolis tinha um espaço limitado para o que a gente sonha em termos de cultura. E pela facilidade, me mudei para Cuiabá, ofereci as aulas para o pessoal aqui do CrossFit e estou desde fevereiro de 2022, dando aulas de crossfit e circo”, explicou Luma.

“A aceitação da galera foi muito massa e logo as turmas foram enchendo. Eu gosto de ensinar o conceito que me encantou, com aulas completas que contemplam as habilidades com o tecido, a lira e acrobacias de solo. Aqui você vai se aquecer, fazer um fortalecimento, vai ter flexibilidade, vai trabalhar expressão, porque o circo não é só uma atividade física, é uma arte. Então, não é só para preparar o corpo, é para saber se expressar, dizer alguma coisa através do que você está aprendendo”, complementa.

E a professora ainda ressalta que as aulas são para todos os tipos de aluno, desde quem não consegue suspender o corpo e não faz nenhuma atividade física, até para quem já é do crossfit e busca se desafiar mais.

“Eu acho o circo lindo, é o meu trabalho, mas o meu amor é pelo o que ele faz comigo. Me transforma internamente, é metáfora para a vida, desde superar os medos, ver do que seu corpo é capaz, trabalhar com confiança no colega, para mim isso é sensacional. E é isso que eu gosto de passar também quando dou aula. Eu acho que a formação em psicologia ajuda muito nesse olhar sensível”, finaliza Luma.

Os horários das aulas de Luma são nas segundas e quartas-feiras, às 13h30, para adultos; e às 14h30, para crianças. Já nas terças e quintas-feiras, há dois horários para adultos, 10h30 e 13h30. As aulas infantis também acontecem nas quartas e sextas-feiras, às 10h30. Para mais informações, o contato da professora é o (66) 99984-7428. O perfil do Instagram é o @lumacirco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet