Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

cine motion

Edital de fomento ao audiovisual possibilitou gravação de clipes de músicos de MT; confira o resultado

Foto: Lucas Santos

Edital de fomento ao audiovisual possibilitou gravação de clipes de músicos de MT; confira o resultado
Conhecido como "Cine Motion" e com investimento de R$ 3 milhões para o setor audiovisual de Mato Grosso, o edital da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), possibilitou a produção de 34 projetos, entre clipes, videodança, videoarte e curta-metragem (ficção, documentário e animação). 

Leia também
Cuiabá ganha ‘fast food’ libanês com receitas de família e opções a R$ 6


Na categoria videoclipe oito produções audiovisuais foram selecionadas, sendo três de Cuiabá, além de projetos de Rosário Oeste, Rondonópolis e Tangará da Serra. Nas últimas semanas, os clipes das bandas Calorosa e O Mormaço Severino, e da cantora A Luisa Lamar, foram lançados após serem selecionados pelo edital. 

O secretário adjunto da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jan Moura, comemorou a concretização dos projetos que foram selecionados pelo edital audiovisual. 

“O audiovisual é um setor que movimenta a economia, pois gera emprego e renda para uma grande cadeia produtiva, além de apresentar a força da nossa cultura. Com os videoclipes, o investimento do Estado cumpre ainda o papel determinante de fortalecer a divulgação da música mato-grossense. Por tudo isso, ficamos muito felizes com os resultados desse edital que concretiza projetos maravilhosos". 

Conheça os clipes:

Malemá Tentiano - Calorosa

A música Malemá Tentiano dá origem ao clipe e é um dos destaques nos shows da banda Calorosa, quinteto formado por mato-grossenses que mescla ritmos tradicionais como cururu, lambadão e rasqueado ao reggae e eletrônico.

O vídeo narra de forma cômica o cotidiano de um jovem apaixonado, ou emocionado, como se diz aos que se apegam facilmente. Além disso, a produção traz elementos simbólicos da cultura, como linguajar, arquitetura e gastronomia cuiabanos.

“Malemá Tentiano” faz parte do EP “Pacu e Pequi” (2021) que também tem “Lambari (ou Peia do Coxiponé)” e “Manifesto Calorista”. 

 

Treme - A Luisa Lamar

Com ritmo de reggaeton, a música da cantora A Luisa Lamar, gravada em parceria com Sharamandaya Kess, faz parte do primeiro EP de estúdio lançado por uma mulher trans em Mato Grosso, "iWISSu" (2022). O clipe fala sobre empoderamento feminino, relações tóxicas e violência contra a mulher. O prédio histórico do Palácio da Instrução, no Centro de Cuiabá, é uma das locações usadas na produção. 



Eu quero ver o por do Sol da Sete de Setembro - O Mormaço Severino

Gravado em Cáceres, onde moram os integrantes da banda O Mormaço Severino, a produção foi inspirada nas vivências reais dos músicos, que contrastam entre sonhos e a realidade dos artistas independentes e invisibilizados  nas periferias do Brasil. 

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet