Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cinema

CINEMA INTERNACIONAL

Festival de Cinema Italiano tem programação de filmes clássicos e inéditos na UFMT

Foto: Ilustração

Festival de Cinema Italiano tem programação de filmes clássicos e inéditos na UFMT

Filmes clássicos e inéditos são parte da programação da 2ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil em Cuiabá, até quinta-feira (7), no Museu Rondon e Cineclube Coxiponés, na UFMT. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação das salas. 

Leia também
Lei Paulo Gustavo: Secel abre inscrições para edital de fomento a cinemas de MT

A Câmara de Comércio Italiano de São Paulo, em parceria com o Cineclube Coxiponés e com o apoio do Instituto de Linguagens e do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza a 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, sendo a segunda em Cuiabá.

A programação segue até o dia 7 de dezembro na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés da UFMT, com os filmes "Venga a prendere il caffè da noi" (Venha tomar café conosco - 1970, Alberto Lattuada) no dia 5, o inédito "Il Signore delle Formiche" (O Senhor das Formigas - 2022, Gianni Amelio) no dia 6, e "Audace colpo dei soliti ignoti" (Golpe dos eternos desconhecidos - 1959, Nanni Loy) no dia 7, encerrando a mostra.
 

Com curadoria geral da produtora cultural Erica Bernardini e local do Cineclube Coxiponés, o Festival conta com um catálogo de clássicos da comédia italiana e uma seleção de filmes de renomados cineastas italianos contemporâneos. São  filmes produzidos entre 2022 e 2023, que estrearam em importantes festivais internacionais como Berlim, Cannes, Veneza e Roma, o público poderá assistir a uma amostragem da nova onda da cinematografia italiana.
 

"Em continuidade à parceria iniciada em 2022, o Cineclube Coxiponés recebe, mais uma vez, o  Festival de Cinema Italiano, inscrevendo Cuiabá no circuito de exibições da maior celebração da cinematografia italiana no Brasil", comenta a supervisora do Cineclube, professora Letícia Capanema. São mais de 20 filmes no catálogo.
 

A seleção rica e diversificada explora temas desde a complexidade das relações humanas até as nuances sociopolíticas da Itália contemporânea. Já a retrospectiva dedicada à "Commedia all'italiana" promete ser o destaque do festival. Este gênero, que teve início nos anos 50 e floresceu nas décadas de 1960 e 1970, é uma janela para a sociedade italiana da época, combinando humor, sátira e comentário social.
 

"Desde a sua 1ª edição, o Festival de Cinema Italiano em Cuiabá tem-se caracterizado como um evento cultural único nesse gênero, propiciando o encontro de falantes e de simpatizantes da língua italiana, um espaço de memórias ancestrais, de contato e de abertura ao outro, a novas realidades. E ainda, uma oportunidade de consolidação dos conhecimentos linguísticos e culturais para alunos e professores do Programa de Línguas do IL", ressalta a coordenadora do Programa de Línguas do Instituto de Linguagens, Suze S. Oliveira.
 

Os filmes selecionados destacam a habilidade dos cineastas italianos em fazer rir enquanto comentam sobre questões sociais e políticas. Eles são um testemunho da importância do humor na cultura italiana e de como ele pode ser usado como uma ferramenta poderosa para comentar sobre a condição humana.
 

As exibições do Festival de Cinema Italiano fazem parte da programação comemorativa dos 53 anos da UFMT. Além das sessões presenciais na UFMT, o catálogo do Festival de Cinema Italiano apresenta mais de vinte títulos que podem ser acessados gratuitamente pelo site.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet