No mês dedicado ao combate à intolerância religiosa, o 1º Festival de Axé - Teia Ancestral acontece neste sábado (20), no Cine Teatro, a partir das 18h, com o objetivo primordial de valorizar a cultura negra. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível (exceto sal) ou caixa de leite.
Leia também
Plantões noturnos e canabidiol para crises: família se une para cuidar de cachorro de 15 anos
Conforme a realizadora do evento, Joyce Lombardi, o festival visa contribuir para o acesso à cultura negra e periférica e irá congregar nações tradicionais e diversas denominações religiosas em um ato de paz e celebração da diversidade.
“Este festival não apenas celebra a rica cultura negra e afrodescendente, mas também se torna um verdadeiro ato pela paz e respeito. Será uma oportunidade imperdível de compartilhar momentos de alegria, aprendizado e união em prol de um propósito maior”.
O festival terá apresentações musicais, danças, exposições culturais e a abertura será com o espetáculo “Raízes Ancestrais”. Além disso, o evento promoverá rodas de conversa sobre questões afrodescendentes, desmistificando preconceitos em relação a religiões de matriz africana e fomentando o debate sobre igualdade racial, equidade e tolerância.
“Esta celebração, que busca unir e fortalecer a pluralidade cultural de matriz africana e afro-brasileira, religiosidade e étnica, representa um marco fundamental para o empoderamento e a valorização da cultura negra, contribuindo também para a promoção do diálogo e da harmonia entre todos os povos”, explicou a organizadora do evento.
Os alimentos arrecadados serão doados ao Instituto Estadual Sementes do Bem, organização dedicada a atender as famílias em situação de vulnerabilidade social.
O 1º Festival de Axé – Teia Ancestral foi um dos projetos contemplados pelo edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).