Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cinema

'A Primavera de Dante'

Nos 40 anos das Diretas Já, curta que conta história de Dante de Oliveira estreia em Cuiabá

Foto: Reprodução

Nos 40 anos das Diretas Já, curta que conta história de Dante de Oliveira estreia em Cuiabá
Nos 40 anos do movimento das Diretas Já, que teve participação importante de Dante de Oliveira, o curta "A Primavera de Dante", estreia em 6 de fevereiro, às 19h, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O filme retrata a trajetória de vida de Dante de Oliveira, desde a infância até a vida adulta, incluindo seu percurso acadêmico, político e sua participação em movimentos sociais.

Leia também 
Vídeo com mais de 1 milhão de visualizações, cerveja e receitas: conheça Nona Neusa


A entrada é gratuita. Em 2024, o ex-governador de Mato Grosso completaria 72 anos. Ele morreu em julho de 2006, vítima de uma infecção generalizada. 

A produção traz depoimentos de familiares, como a mãe de Dante, Maria Martins de Oliveira, a viúva Thelma de Oliveira e os irmãos Armando, Inês e Yolanda. Amigos como Guilherme e Frederico Muller, o médico Júlio Muller Neto e Aluísio Arruda também ajudam a contar a história do político. 

Diretas Já 

O texto foi apresentado em 1983, quando o cuiabano exercia o mandato de deputado federal pelo PMDB de Mato Grosso. Ele ficou nacionalmente conhecido por causa da emenda pelas eleições diretas.

Além de atuar na Câmara Federal, Dante foi deputado estadual, prefeito de Cuiabá e governador de Mato Grosso. A ideia de apresentar o retorno do voto direto, depois de 20 anos, veio durante a campanha eleitoral para deputado em 1982.

Mesmo com a rejeição, a emenda foi essencial para a volta da democracia por meio das eleições, que concluíram o processo de enfraquecimento da ditadura. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet