Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

moderação

Endocrinologista explica como preparar sobremesas menos calóricas nas festas de fim de ano

Foto: Reprodução/ Ilustração

Endocrinologista explica como preparar sobremesas menos calóricas nas festas de fim de ano
Durante o natal, muitas famílias aproveitam a oportunidade para caprichar na ceia e no almoço com diversos pratos salgados e doces. É comum que nos feriados de final de ano as pessoas ganhem alguns quilos a mais por conta da fartura de comida. Apesar das delícias serem irresistíveis, é possível preparar opções com menos calorias e que causem menos estragos na balança.

Leia mais: Casarão da Dega aposta em cardápio personalizado para ceia de natal por encomenda; Saiba mais
 
Segundo a endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, Myrna Campagnoli, alguns ingredientes podem ser substituídos nas receitas tradicionais. “Por exemplo, o creme de leite pode ser trocado pelo iogurte, creme de abacate, ricota ou cottage. São opções mais leves e menos calóricas”, afirma a médica. Ela ainda ressalta que o leite condensado conta com uma versão light, assim como o chocolate em pó, que pode ser substituído também pelo cacau em pó.
 
Já as receitas que pedem chocolate em barra, o ideal é substituir o tipo ao leite pela versão 70% cacau. “Além de preservar o sabor do cacau, este chocolate contém menos açúcar e é menos enjoativo”, diz a médica.
 
Com relação às frutas, a endocrinologista lista aquelas que contém menos de 40 calorias a cada 100 gramas. São elas: melancia, morango, framboesa, pêssego, melão, amora, ameixa e pera, podendo ser aproveitadas de formas variadas. “As frutas secas são muito calóricas, por isso seu consumo deve ser sempre moderado”, aponta. O mesmo vale para os panetones: todas as opções são muito calóricas. Porém, as versões com frutas têm menos gorduras do que as recheadas ou com coberturas.
 
“A regra é a moderação. Ela é a chave para uma alimentação variada, saborosa e saudável”, finaliza a médica. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet