Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

galeto cuiabano

Conheça a única galeteria de Cuiabá; Veja fotos

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Conheça a única galeteria de Cuiabá; Veja fotos
O cheiro de frango assado invade as narinas assim que pisamos na soleira da porta. Na cozinha, diversos galetos atingem o ponto certo para serem servidos aos clientes. No ambiente aconchegante, várias pessoas desfrutam da salada antes de poderem aproveitar o prato principal. Este restaurante com cara de bistrô trata-se da primeira e única galeteria de Cuiabá: O galeto cuiabano.

Leia mais: 
Festa de réveillon no Getúlio terá buffet livre, open bar, DJs e queima de fogos; Confira

O estabelecimento tem dois pratos fixos: O galeto cuiabano e o galeto fit. O primeiro vem com os seguintes acompanhamentos: salada de maionese, farofa de banana, vinagrete cuiabano e arroz branco. Já o segundo vem com batata doce e legumes salteados no azeite. Todos os pratos custam R$ 28,90.

Além disto, cada dia da semana tem um prato com acompanhamentos diferentes. O cliente pode escolher entre as opções fixas e os pratos do dia. Mas o que todos têm em comum, é claro, é o galeto. Para aqueles que não conhecem, o proprietário do local, Fabrício Meireles, explicou que o galeto é um frango com cerca de 20 dias.



Sua esposa, Lorena, a também proprietária da galeteria, explicou ao Olhar Conceito que foram dois anos até chegar ao tempero do Galeto. “Nós fizemos várias pesquisas e testes, cozinhamos para amigos e familiares. Os ingredientes são comuns, mas o modo de preparo e a fórmula é exclusiva do Galeto Cuiabano”, explicou Lorena.

A ideia de montar um Galeto surgiu pelo amor de Fabrício pelo prato. Em suas viagens ao Rio de Janeiro para visitar a mãe, o proprietário do restaurante comia diariamente em uma galeteria. “Brincavam até dizendo que eu voltaria voando para Cuiabá de tanto galetos que eu comia”, contou Fabrício.



O casal então decidiu abrir o restaurante em sua cidade natal. O ambiente foi pensando de forma que os clientes se sentissem em suas próprias casas. Parte da decoração, aliás, foi dada de presente pelos clientes mais fiéis. “As pessoas chegam aqui e se sentem a vontade. Nós queríamos exatamente isto: Um local que trouxesse lembranças boas e fosse confortável”, disse Lorena.

Referências

Como em Cuiabá ainda não havia nenhuma galeteria, o casal Fabrício e Lorena buscaram em outros estados do Brasil a referência para montar seu negócio. As principais referências São do Rio Grande do Sul e do próprio Rio de Janeiro.

A diferença das galeterias são, principalmente, os acompanhamentos. No estabelecimento cuiabano, os ingredientes regionais ganham destaque. Veja abaixo os especiais de cada dia da semana:

Segunda-feira: Galeto com arroz de brócolis e bacon com batata frita
Terça-feira: Galeto com arroz primavera, creme de milho e polenta crocante
Quarta-feira: Galeto com arroz branco, farofinha de ovos e feijão de vó
Quinta-feira: Galeto com purê de batata, escarola com bacon e polenta crocante
Sexta-feira e sábado: Galeto com talharim ao molho (pesto, sugo ou branco) e polenta crocante



Serviço

Endereço: R: João Bento, 817 – Quilombo, Cuiabá
Telefone: (65) 2136-6439
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet