Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Benedita

Lançamento de cerveja cuiabana feita com furrundu acontece nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

Lançamento de cerveja cuiabana feita com furrundu acontece nesta quarta-feira
Produzida com puro malte de cevada e furrundu (tradicional doce cuiabano feito de mamão, rapadura e gengibre), a cerveja Benedita Furrundu Stout desperta curiosidade nos apaixonados pela bebida. O lançamento oficial da marca será nesta quarta-feira (11), às 19h30, no Gran Bazar Pac.

Leia mais:
Rota da Cerveja inclui mais de 70 pontos, cervejas artesanais e bares; Confira!

Benedita foi idealizada por dois jornalistas da capital mato-grossense, Rodrigo Vargas e Anselmo Carvalho Pinto, ambos apaixonados pela bebida.

A princípio, muitos pensam que a cerveja tem um gosto doce por conta do furrundu. A função do doce na receita, no entanto, é contribuir para a formação de álcool, no aroma de rapadura e gengibre e no gosto residual. “Na verdade, é uma cerveja com um certo amargor. Nada muito forte”, explica Vargas.



Além do cuidado com a qualidade da bebida – que segue os padrões das melhores cervejarias artesanais do país -, a Benedita valoriza a cultura e o artesanato da região.

De acordo com a assessoria, o furrundu, por exemplo, foi encomendado de uma das mais tradicionais doceiras da cidade, dona Eugênia Lírio, conhecida pela excelência e carinho com que elabora o doce. Para esta leva de 3 mil litros, dona Eugênia produziu 60 quilos de furrundu.

Anselmo também explica que as violas de cocho que embalam parte das cervejas são feitas pelo artesão Sebastião Corrêa da Costa, o Tom, no bairro da Lixeira. “A gente foi atrás do que há de mais tradicional na cultura cuiabana. Fomos lá no Ribeirão do Lipa encomendar o furrundu. E fomos também na Lixeira atrás das violas de cocho. Nos orgulha demais saber que estamos fomentando o artesanato local”, diz Anselmo.



Como tudo começou

A cerveja Benedita nasceu de forma caseira em julho de 2012, no bairro Shangri-lá, onde mora Rodrigo. Em princípio, os amigos adquiriram um kit de apenas 20 litros. Logo nas primeiras levas, com a aprovação de parentes e amigos, os dois foram incentivados a ampliar e profissionalizar a produção. De 20 litros, passaram para 40 e, depois, para 200, o que também não foi suficiente.

No final do ano passado, a Benedita firmou uma parceria com a Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto (SP), considerada uma das melhores do país. Com a receita cuiabana e o tradicional furrundu, na Invicta foram produzidos 3 mil litros de Benedita Furrundu Stout.



Serviço

Lançamento da cerveja Benedita Furrundu Stout
Data: Quarta-feira (11)
Horário: 19h30
Local: Gran Bazar Pac
Endereço: Rua Pedro Celestino, 494

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet