Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Nutri Kids

Workshop ensina pais a prepararem refeições saudáveis e nutritivas para as crianças; Saiba mais

Foto: Divulgação

Workshop ensina pais a prepararem refeições saudáveis e nutritivas para as crianças; Saiba mais
Uma equipe de especialistas uniu-se nesta segunda-feira (09) para ministrar o o workshop Nutri Kids, no qual pais irão aprender como preparar um cardápio saudável e nutritivo para as crianças. O cozinheiro Tolentino Neto, a nutricionista Jaline Faiad e a psicopedagoga Danielle Stefanini estarão na L´Harmonie, instalada no Espaço La Provence, a partir das 19h.

Leia mais:
Cosméticos veganos são opção para quem não usa produtos de origem animal

De acordo com a assessoria, Tolentino vai mostrar que preparar um lanche saboroso e saudável  não é um “bicho de sete cabeças”. E com as escolhas certas, é possível criar cardápios diversificados. 

A ideia surgiu a partir da procura de pais acerca do tema.  A nutricionista Jaline explica que o objetivo do curso é orientar  pais e cuidadores de crianças sobre alimentação saudável, abordando o que, o porquê e como:  “as escolas têm fornecido nos últimos anos opções mais saudáveis, porém com predomínio do consumo dos alimentos industrializados. Esta escolha é influenciada pelos hábitos inseridos nas casas e pela mídia”.

Jaline comenta que com os compromissos do dia a dia, alguns pais acabam deixando a alimentação saudável de lado. “Entretanto, a informação sobre as conseqüências desses hábitos fez com que aumentasse o número de pais que buscam ajuda sobre hábitos saudáveis”, pontua. 

A psicopedagoga Danielle Stefanini observa que muitas opções de lanches não trazem critérios necessários para a alimentação infantil. “Algumas vezes, os pais confundem seus papéis  para não terem que fazer os posicionamentos necessários para a formação da criança. Pai não é coleguinha do filho e sim amigo. E o verdadeiro amigo orienta e  auxilia no crescimento”, destaca.

Outro problema, comenta Danielle, é a falta de planejamento e  acompanhamento do cardápio. A dica é envolver a criança na escolha, direcionando para alimentos nutritivos e saborosos.  Já os adolescentes têm buscado uma melhor alimentação, principalmente pelo aspecto estético, mas sem deixar de se preocupar com a saúde.

Atualmente, é possível encontrar dezenas de blogs de gastronomia com dicas de pratos atrativos para crianças, em que as frutas se transformam em personagens e os legumes em divertidos desenhos. Para Jaline, a  criatividade é fundamental para se evitar a monotonia alimentar e ter uma maior fonte de nutrientes. “Precisamos de um profissional da área para avaliar se aquele alimento se encaixa nas necessidades da criança. Não podemos esquecer na individualidade bioquímica, alergias e intolerâncias alimentares”, alerta. 

O açúcar tem sido consumido em excesso, mas além dele, as gorduras trans e aditivos alimentares (corantes, conservantes) que estão relacionados com o déficit de atenção, prejuízo no aprendizado e no desenvolvimento da criança. Associado à alimentação rica em aditivos, esta é pobre em vitaminas e firoquimicos, necessários para o bom funcionamento do organismo.Lancheira saudável, melhor rendimento nas aulas.

Serviço


Workshop Nutri Kids
Local: L´Harmonie, instalada no Espaço La Provence
Data: Segunda-feira (09)
Horário: A partir das 19h30
Mais informações: (65) 3054-0742 e (65) 9614-8998 (Whatsapp)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet