Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Cidades

primeira fase

Médicos que atendem em UBS’s são excluídos de vacinação e sindicato pede explicações

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Médicos que atendem em UBS’s são excluídos de vacinação e sindicato pede explicações
Médicos que atuam em Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) foram excluídos da primeira fase de vacinação da Prefeitura de Cuiabá e o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) protocolou um pedido de esclarecimentos.


Leia mais:
Avião da FAB com pacientes transferidos por colapso na Saúde de Manaus pousa em Cuiabá

"Os profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas estão na linha de frente no combate a Covid-19. Essas unidades de saúde são a porta de entrada do SUS. Os pacientes vão buscar ajuda justamente ali na fase inicial da doença, quando a transmissão do coronavírus é maior. Queremos saber da Prefeitura, o porquê da exclusão dos profissionais que atuam em um segmento tão importante para a saúde pública", questiona o presidente do Sindimed-MT, Adeildo Lucena.

Segundo a denúncia recebida pelo sindicato, a coordenadora da atenção Básica, Jaqueline Bianchini C. Miliosi teria explicado por áudio de maneira pouco fundamentada e em tom ameaçador como foi feita a escolha.

O Sindimed quer que a Prefeitura de Cuiabá preste esclarecimentos sobre a exclusão dos médicos da Atenção Básica da lista prioritária para imunização dos profissionais da linha de frente.

Conforme o Sindicado, essa decisão contraria uma determinação da própria Secretaria Municipal de Saúde que convocou esses profissionais a atuarem na linha de frente do combate a Covid-19. Além de ir contra as normas do Ministério da Saúde que considera a Atenção Básica como porta de entrada dos pacientes no sistema.

Portanto, é completamente contraditório e sem propósito excluir os médicos das unidades básicas da imunização nessa fase, vez que são eles os primeiros a ter contato com os pacientes.

"O Sindicato vai acompanhar e apurar toda a denúncia para garantir que o direito do profissional médico não seja violado", finaliza Adeildo.

Outro lado 

Com relação à vacinação dos médicos da atenção primária, a Secretaria Municipal de Saúde informou que:

-Até o momento, Cuiabá recebeu 8.027 doses da vacina Coronavac, o que não é suficiente para atender a todos trabalhadoras da saúde que compõem o grupo 1 do plano nacional de imunização contra a a Covid-19, definido pelo Ministério da Saúde. Em Cuiabá, estima-se que haja mais de 21 mil pessoas nesse grupo.
 
- Por conta dessa insuficiência temporária de doses, a SMS definiu como prioridade os trabalhadores que atuam em hospitais, unidades de pronto atendimento e unidades de saúde que fazem atendimento a pacientes acometidos pela Covid-19, independentemente da função.
 
- No caso da atenção primária, foram imunizados, até o momento, os trabalhadores que atuam nas unidades que realizam testagem da Covid-19, que são 21 unidades.
 
- A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que trabalha amparada em premissas de probidade e transparência, deu início a campanha de vacinação no último dia 20, tendo atendido quase quatro mil pessoas em cinco dias de atuação, cumprindo rigorosamente as determinações do Plano Nacional de Imunização.
 
-As pessoas que estão sendo vacinadas são trabalhadores da saúde que atuam em unidades de atendimento aos casos de COVID-19. Os nomes constam em listas encaminhadas por cada unidade de saúde e atestadas pelo responsável de cada local. Estas listas serão disponibilizadas para para qualquer órgão de controle que solicitar.
 
-A secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix está à disposição para quaisquer esclarecimentos e reitera que a participação dos órgãos de controle na campanha de vacinação é muito importante para mostrar à população que todo o processo está sendo realizado em totaln conformidade e lisura, cumprindo as determinações  impostas pelo Ministério da Saúde.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet