Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Em busca de imunizante

Mauro revela negociação para compra de 1,2 milhão de doses de vacina: "parece que vai dar certo"

24 Mar 2021 - 07:05

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Mauro revela negociação para compra de 1,2 milhão de doses de vacina:
O governador Mauro Mendes (DEM) revelou, no fim da manhã desta terça-feira (23), em sua ida à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que o Estado está em negociações para a compra de 1,2 milhão de doses de vacina contra a Covid-19. Nada ainda foi fechado, mas, segundo o gestor, "parece que vai dar certo".


Leia mais:
Mato Grosso é o terceiro Estado que menos vacinou contra a Covid-19 no Brasil

"Já falei muitas vezes publicamente sobre isto, que temos envidado todos esforços possíveis para comprar. Várias tentativas foram feitas e se frustraram. Neste momento, existem coisas em andamento, mas não gosto de jogar coisas ao vento. Posso garantir que tem uma alternativa que parece que vai dar certo, porém, espero concretizar para depois anunciar", pontuou o governador.

Ainda conforme Mauro Mendes, a negociação - que estaria em fase avançada - seria para a compra de 1,2 milhão de doses. O governador, porém, não especificou de qual imunizante se tratar a possível aquisição e nem se a compra está sendo feita de forma individual ou se de forma conjunta com outros Estados.

Vale lembrar que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que governadores e prefeitos possam comprar imunizantes. Porém, o Ministério da Saúde informou que as doses teriam que ser entregues para a pasta e iriam integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Levantamento feito pelo Consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde do país, mostram que Mato Grosso é o terceiro estado que menos vacinou (proporcionalmente) contra a Covid-19. A unidade da federação só perde para Rondônia e Pará.

O Estado que menos vacina é Pará, que tem apenas 3,43% dos seus habitantes protegidos contra a Covid-19. Na sequência, aparece Rondônia, com somente 3,57% e, por fim, Mato Grosso, com 3,78% da sua população imunizada contra o coronavírus.

Em Mato Grosso, segundo o Consórcio, 133.322 pessoas receberam a primeira dose e 57.725 a segunda. O Estado que mais vacionou foi o Amazonas, com 9,55% da sua população. Vale lembrar que ele recebeu doações de outras unidades da federação, quando passava por um pico e, consequentemente, teve mais doses proporcionais.

Os dados foram atualizados na noite da última segunda-feira (22).

Mato Grosso chega a um dos piores momentos da pandemia de Covid-19 e registra, nesta segunda-feira (22), 125 mortes pela doença em apenas 24 horas. O boletim  foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no final da tarde desta segunda-feira (22). Agora, o Estado se aproxima das sete mil pessoas que perderam a vida para o vírus.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet