Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Cidades

LUTO

Morre aos 72 anos artista mato-grossense Clóvis Irigaray

Morre aos 72 anos artista mato-grossense Clóvis Irigaray
Um dos maiores nomes das artes plásticas mato-grossenses, Clovis Irigaray, faleceu na manhã deste sábado (3), em Cuiabá. A informação foi confirmada pela filha do artista, Maíra Irigaray, que relatou à reportagem do Olhar Direto que o pai estava bem até a noite de ontem (2), mas nesta manhã acabou falecendo enquanto dormia. Até o momento não há informações sobre o velório do artista. 


Leia mais: 
Agente do socioeducativo morre vítima da Covid-19 em Mato Grosso

Clóvis Irigaray é referência em artes modernas. Ele usa a figura do indígena como elemento de protesto. Em 2013 foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo. 

Em ‘terras tupiniquins’, o artista já participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no ‘Panoramas das Artes de Mato Grosso’ no Museu de Arte e Cultura Popular, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Irigaray nasceu em 1949 em Alto Araguaia, e iniciou sua carreira em 1968, em Campo Grande. Foi em Cuiabá, após a criação do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que buscou retratar os indígenas, elemento imaginado segundo sua ótica urbana.

O velório do artista acontece a partir das 00h, deste domingo (4), no salão da J Neto Funerária, em Chapada dos Guimarães. Já o enterro está marcado para às 9h também no município.


*Matéria atualizada às 16h46
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet