Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Cidades

22 dias de luta

Esperança de Domingos: Esposa relata a luta do marido para vencer a Covid-19

Foto: Arquivo Pessoal

Esperança de Domingos: Esposa relata a luta do marido para vencer a Covid-19
"Cuide não só de você, mas das pessoas que você ama. Acredite na ciência", diz Cácila Pires Nassarden, de 57 anos, ao lembrar dos momentos difíceis após o diagnóstico positivo para a Covid-19 do marido, Domingos Abrão Nassarden, de 61 anos. O esposo de Cácila viu seu estado de saúde se agravar rapidamente no início de março, chegando a ser entubado e levado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após 22 dias de luta contra a doença, na última quarta-feira (31), Domingos recebeu alta e deixou o hospital afirmando "eu venci a Covid-19". 


Leia mais: 
Levantamento aponta que Cuiabá registrou diariamente 19 mortes por Covid-19 na última semana

A batalha do casal começou no dia 1 de março, quando Domingos sentiu os primeiros sintomas da doença e constatou que de fato estava com o vírus. "Ele estava com sintomas leves, e ficou assim por uns seis dias, era só uma tosse simples. Seguimos acompanhando, medindo saturação, temperatura, pressão todos os dias e em casa", conta Cácila, que também é engenheira e servidora pública.

Após os seis primeiros dias, o estado de saúde de seu esposo começou a piorar rapidamente, apresentando quedas consideráveis no nível de saturação de oxigênio. A forma veloz com que a doença ataca o corpo é percebida quando Cácila relata o intervalo entre a primeira e a segunda tomografia realizada. "Decidimos ir para o médico e o doutor passou um pedido de tomografia. No dia em que descobrimos que ele estava com a doença, fizemos uma tomografia que apontou 5% do pulmão comprometido. Sete dias depois, repetimos esse mesmo exame, e ele já estava com 50% do pulmão comprometido", relatou. 

Arquivo Pessoal

Diante do agravamento do caso, Domingos precisou ser entubado e levado às pressas para um leito de UTI. O esposo de Cácila, que é assessor da Assembleia Legislativa, ficou 8 dias entubado e em estado gravíssimo. A engenheira compartilha que em determinado momento, o marido começou a apresentar crises de pânico. 

"Ele não reconhecia ninguém, e nesse dia dentro do hospital começou a piorar. Veio um problema no coração, junto de um edema pulmonar", disse. Enquanto Domingos travava uma luta pela vida no hospital, Cácila conta que os amigos, familiares e conhecidos do marido se uniam por meio de uma forte corrente de boas vibrações e orações. 

Apesar do estado crítico, a fé da servidora a manteve de pé e confiante na recuperação do marido. "Ele ficou por oito dias sendo tratado, enquanto a família, os amigos e todo mundo rezava por ele. Nós somos devotos de Nossa Senhora Aparecida e também de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, e em momento nenhum eu duvidei da melhora dele. Quando ele foi entubado eu tinha certeza que ele iria sair dessa, porque eu confio na ciência", afirmou. 

Durante todo o período em que Domingos esteve internado, a família contou com o apoio de um infectologista contratado para cuidar de perto do caso do assessor. 

"A gente vê que estão todos pensando da mesma forma"

Com as crises de pânico, Cácila precisou permanecer boa parte do tempo no hospital para ajudar a equipe médica a acalmar Domingos. Relembrando os momentos que passou dentro do hospital, a servidora destaca o comprometimento dos profissionais da saúde mesmo em um cenário caótico. 

"Era um clima pesado. Você via todos os profissionais de saúde imbuídos no propósito de salvar vidas. Eu conseguia ver toda a vontade deles e ao mesmo tempo um sentimento de impotência", comentou. 

Para Cácila era nítido no semblante dos médicos, enfermeiros, maqueiros e recepcionistas que todos estavam alí com um único objetivo: salvar vidas. "Ao mesmo tempo que você vê o desespero, você vê uma garra e uma força indescritível por parte dos profissionais de saúde", relembrou. 

"Meu marido foi salvo por um milagre"

Diante de toda fé cristã de Cácila, também existia uma confiança em tudo o que a ciência poderia contribuir. Diante do tratamento certeiro e de uma atenção especial ao quadro do marido, Domingos recebeu alta na última quarta-feira (31) e se despediu do hospital diante de uma comemoração feita pela esposa e pela equipe médica. 

 


Atualmente, o assessor segue o tratamento em casa com a ajuda de um Home Care. De acordo com Cácila, a expectativa é que em aproximadamente um mês, Domingos se recupere totalmente. "Agora vem a parte de fisioterapia para recuperar os movimentos, a coordenação e o equilíbrio. Ele já está quase 100% com a respiração natural, sem o uso de qualquer meio mecânico", revelou a servidora. 

Enquanto respira aliviada em ver seu marido fora de perigo, Cácila reforçou um pedido ecoado rotineiramente para que a população de sensibilize.  "Essa doença é perigosa, traiçoeira e destrói a alma das pessoas. Cuide não só de você, mas das pessoas que você ama. Acredite na ciência. O milagre é do tamanho da sua fé, o meu marido foi salvo por um milagre", finalizou. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet