Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Cidades

VACINAÇÃO AVANÇA

Prefeitura retoma imunização contra Covid-19 de população em situação de rua; doses da Janssen devem ser disponibilizadas

Foto: Gustavo Duarte

Prefeitura retoma imunização contra Covid-19 de população em situação de rua; doses da Janssen devem ser disponibilizadas

Nesta terça-feira (6) a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), retomou a vacinação da população em situação de rua contra a Covid-19. Os primeiros a receber a dose do imunizante foram os que estão acolhidos nos albergues municipais. Ao todo 26 usuários da Unidade de Acolhimento “Manoel Miraglia” receberam a dose única da Janssen, pela equipe do Consultório na Rua, em comemoração aos 20 anos do albergue.

 

Leia mais: 


Mato Grosso registra morte de mulher de 30 anos e mais 31 pessoas por Covid-19 em 24h

 

A capital iniciou a vacinação desse público em abril, com a imunização de cerca de 30 idosos acima de 60 anos, pela equipe do Consultório na Rua. Conforme levantamento, há 695 pessoas em situação de rua na capital, atualmente. A partir desta nova etapa, eles serão contemplados com a vacina Janssen, que é de dose única, o que facilita o processo de imunização.

 

A psicóloga da unidade de acolhimento, Ana Paula de Oliveira Bughi, explica que desde o começo da campanha de vacinação, a equipe tem trabalhado com os usuários a questão da informação, uma vez que alguns apresentaram resistência à vacina. “A gente entendeu que é uma falta de informação e, por isso, fomos trabalhando com eles as dúvidas que foram surgindo e deu tudo certo porque hoje a gente viu uma menor resistência", afirmou. 

 

Um dos vacinados, Paulo Ricardo dos Santos, de 34 anos, contou que estava ansioso pela vacina. “Eu estava esperando muito a vacina, temos que ficar protegidos, então é melhor tomar a vacina e ficar imunizado do que rejeitar a vacina.  Não tem jeito! Eu achei bom por ser uma dose. Se tivesse segunda dose eu toparia também, mas assim é mais prático”, disse. 

 

Já Josimar Benedito dos Reis, de 42 anos, revelou que estava com muito medo de pegar a covid-19 pois sofreu com perdas na família. “Eu estava muito preocupado com a doença porque meu tio morreu, minha tia morreu de covid, eram um casal, um de 55 e outro de 54 anos. Eu estava apreensivo. Agora estou muito mais tranquilo e feliz”, contou. 

 

O médico do programa Consultório na Rua, Denilson Oliveira da Silva, conta que a população em situação de rua é considerada prioritária pelo Ministério da Saúde pelo fato de não terem condições de fazer isolamento social. 

 

"Eles entram como grupo de risco por não poderem ficar isolados como as demais pessoas, como é preconizado. Demos prioridade para vaciná-los com a vacina da Janssen que é dose única porque se nós fizermos com duas doses, não temos como garantir que vamos encontrá-los para tomar a segunda dose, já que eles não têm endereço fixo", concluiu. 


*Com informações da assessoria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet