Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Operação Simulacrum

Fantástico destaca caso de PM’s investigados por 24 execuções na região metropolitana de Cuiabá

Foto: Reprodução

Fantástico destaca caso de PM’s investigados por 24 execuções na região metropolitana de Cuiabá
O programa Fantástico, da Rede Globo, destacou neste domingo (17), os detalhes da Operação Simulacrum, deflagrada pela Delegacia de Homicídios e Ministério Público, em Cuiabá, que prendeu mais de 60 militares por envolvimento em 24 execuções.


Leia também:
Mortos na Estrada do Manso teriam sido atraídos e executados com 90 tiros por PM's alvos de operação

A reportagem conta que quatro pessoas sobreviveram e outras testemunhas também prestaram depoimento. Foi assim que o plano começou a ser desvendado. Todas disseram que um homem, geralmente num carro vermelho, se apresentava como segurança particular e dizia que procurava comparsas para um suposto assalto.

Os investigadores localizaram o carro e o suposto segurança que, na verdade, era um informante da polícia, e acusado de ser cúmplice nas execuções. Ele confessou tudo à investigação, em detalhes. Atualmente, ele responde em liberdade e teme por sua vida.

“Não havia, de fato, confronto nas ações policiais. Os tiros foram todos muito próximos. Tiros encostados”, destaca Vinicius Gahyva Martins, promotor de Justiça.

“Essa pessoa organizava o assalto e comunicava inteligências dos batalhões qual seria o caminho a ser percorrido para que pudessem ser montadas as emboscadas”, afirma o promotor.
 
“Trabalhamos para checar as informações que ele trouxe. Grande parte delas, através de provas técnicas, foram confirmadas”, afirma o delegado titular da DHPP, Fausto Freitas.

As investigações indicam que a intenção do grupo criminoso era a de promover o nome dos policiais envolvidos e de seus respectivos batalhões. Na época em que ocorreram os fatos, os policiais investigados encontravam-se lotados nos batalhões Rotam, Bope e Força Tática do Comando Regional 1.

A maioria dos mortos tinham passagens criminais. Já outros não eram conhecidos da polícia. Um dos executados nas emboscadas foi um soldado da policial militar. 

Assista a reportagem completa AQUI
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet