Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Cidades

na pandemia

Deccor cumpre mandados contra servidores fantasmas do pronto-socorro

Foto: Reprodução / PJC

Deccor cumpre mandados contra servidores fantasmas do pronto-socorro
A Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (Deccor) cumpre na manhã desta terça-feira (03), mandados contra servidores fantasmas e outros funcionários envolvidos em uma esquema no Hospital Pronto Socorro de Cuiabá. A operação Chacal tem como objetivo investigar empregados fantasmas, que estariam contratados e recebendo salários e valores referentes ao prêmio saúde destinado a função de médico.


Leia também:
Usina no Manso é multada em R$ 5 milhões após vídeo de peixes mortos e sem cabeça; veja vídeo

Na operação são cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e de pessoas suspeitas de receberem valores do município como se estivessem atuando como médicos na unidade. 

Segundo informações da Polícia Civil, a investigação começou em 2021 e constatou que servidores da Pasta, valendo-se de contratações diretas ocorridas no período da pandemia de Covid -19, passaram a cadastrar no sistema interno de admissão da secretaria “servidores fantasmas”, como se estivessem exercendo as funções de médicos.

No entanto, a investigação concluiu que nenhum dos suspeitos eram formados em medicina ou possuíam registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Até o momento, a Deccor já constatou que seis suspeitos recebem salários e valores referentes como se fossem médicos. A partir deste momento a investigação policial transcorre no sentido de identificar a participação de demais servidores públicos municipais  e “médicos fantasmas” no esquema.

A princípio, os suspeitos responderão pelos crimes de peculato, associação criminosa e inserção de dados falsos no sistema.

Outro lado

Em relação à investigação da Polícia Judiciária Civil na manhã desta terça-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde-SMS informa:

-Em junho de 2020 a Coordenadoria de Gestão de pessoas da SMS identificou uma suspeita de irregularidade. Foi realizada uma investigação administrativa minuciosa, onde constatou-se que três  servidores não possuíam registro perante o  Conselho Federal de Medicina;

-Os servidores foram exonerados no sistema da folha de pagamento da SMS e a situação foi denunciada à Delegacia Especializada de Combate à Corrupção por meio do Ofício 590/2020/GAB/SMS, protocolado em 20/08/2020, a pedido do então secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho;

-Posteriormente, a investigação da SMS identificou outros três servidores na mesma situação e protocolou uma nova denúncia à Delegacia Especializada de Combate à Corrupção, por meio do Ofício 626/2020/GAB/SMS, protocolado em 28/08/2020.

- A Secretaria Municipal de Saúde informa que mantém-se à disposição das autoridades na apuração de qualquer irregularidade apontada, mantendo a lisura e a responsabilidade na administração pública.

- Por determinação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a Controladoria Geral do Município (CGM) realiza auditoria nas folhas de pagamento do Executivo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet