Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

'toque de proteger'

Projeto em Sinop proíbe menores de 16 anos nas ruas após as 22h sem acompanhamento

“Ninguém quer proibir o menor de ir e vir nem tirar o direito de ninguém. Queremos proteger nossos adolescentes fazendo com eles tenham acompanhamento de um adulto responsável”, justificou Mauro Garcia

Projeto tramita na Câmara de Sinop

Projeto tramita na Câmara de Sinop

Um projeto de lei de autoria do vereador Mauro Garcia (PMDB), aprovado na Câmara de Sinop, cria o “toque de proteger” no município, proibindo os menores de 16 anos de permanecerem em vias públicas desacompanhados dos pais após as 22h. A proposta também regula os horários para os menores de 14 anos, que não poderão ficar nas ruas sem o responsável após as 21h.


O texto foi analisado em primeira votação na sessão desta segunda-feira (6) à noite. O projeto ainda precisa passar por outras duas votações e ser sancionado pelo prefeito municipal para entrar em vigor.

“Ninguém quer proibir o menor de ir e vir nem tirar o direito de ninguém. Queremos proteger nossos adolescentes fazendo com eles tenham acompanhamento de um adulto responsável”, justificou Mauro Garcia, por meio da assessoria da Câmara.

Adolescente morre após colidir motocicleta contra poste de energia elétrica
Ideia de que legislação é branda com adolescentes infratores é mito, defende ONG

Conforme o projeto, a fiscalização ficará a cargo do Conselho Tutelar e das polícias Militar e Civil. O menor, que for encontrado em situação de risco fora do horário previsto será encaminhado ao Conselho Tutelar. Em caso de reincidência, o caso será repassado ao Ministério Público.

A lei estabelece como situação de risco a presença de menores em locais de ingestão de bebida alcoólica, drogas, exposição à prostituição, importunação ofensiva ao pudor, a presença em locais com som alto, seja em local aberto ou bares. A condução de veículos por menores de idade também deve ser combatida.

O vereador Fernando Assunção (PSDB) acrescentou emenda obrigando os estabelecimentos comerciais deixarem expostas as regras da lei recém aprovada. A Lei também prevê que os estudantes menores de idade portem a carteirinha escolar para comprovação do local e horário em que estudam.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet