Olhar Direto

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Política MT

vale dos esquecidos

Prefeitos demonstram esperança e desconfiança com novas promessas para obras nas BRs 158 e 242

Foto: Olhar Direto

Baiano Filho disse que comunidade voltará a se mobilizar se governo não cumprir prazos prometidos

Baiano Filho disse que comunidade voltará a se mobilizar se governo não cumprir prazos prometidos

Uma mistura de desconfiança e esperança renovada. Este é um mix dos sentimentos de um grupo de prefeitos e líderes políticos da região do Araguaia que nesta quarta-feira (14) reuniu-se com o ministro dos Transportes Cesar Borges, em Brasília.


Esperança renovada pelo fato de o ministro ter prometido que até dezembro de 2013 estarão lançados os editais de licitação das obras de conclusão e pavimentação das BRs 242 e 158. 

A desconfiança reside no novo prazo estipulado por Borges, já que o ex-ministro Paulo Sérgio Passos já havia prometido a licitação para junho passado e nada aconteceu até então, para desespero da população e dos produtores rurais da região.

Leia Mais:
Editais de licitação das BRs 242 e 158 saem a partir de novembro, garante ministro a prefeitos
Obras de pavimentação da BR 158 serão licitadas em RDC; modelo é polêmico

Presente à reunião, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Jorge Fraxe, afirmou que o órgão, em razão do movimento grevista dos engenheiros, firmará convênio com o governo do Estado para revisão nos projetos. Apesar das novas promessas, na opinião do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), desta vez agora vai.

“Não há nada que poderá interferir nas obras de conclusão das BR’s 242 e 158. Nada mais justifica a estagnação dessas obras. Os dois principais problemas: de meio ambiente e da questão indígena serão solucionados”, afirmou Bezerra ao Olhar Direto após a reunião, que durou cerca de duas horas.

A reunião foi solicitada pelo presidente da Associação dos Municípios do Norte Araguaia (AMNA) Gaspar Domingos Lazari, com apoio do deputado estadual Baiano Filho (PMDB), e de parlamentares da bancada federal, dentre eles Wellington Fagundes (PR), Valtenir Pereira (PSB), Júlio Campos (DEM), Jaime Campos (DEM) e o próprio Bezerra.

“Mais um momento que nos dá expectativa de que o sonho vai se concretizar. Eles vão dar novamente a expectativa de que até o final deste ano, promessa do general (Jorge Fraxe, do Dnit), promessa do ministro de que desta vez as obras serão licitadas. Temos de esperar. Caso não aconteça, sociedade mais uma vez deve se mobilizar”, afirmou Baiano.

“Esta é a segunda reunião que participo no Ministério dos Transportes. Hoje saímos com uma definição de data. Até 11 de setembro o Dnit fará convênio com Estado de Mato Grosso para que a licitação saia no RDC (Regime Diferenciado de Contratações). Aguardamos que esta data seja definitiva para poder, daí em diante, dar início às obras”, destaca Gaspar Lazari.

A AMNA reivindica pavimentação de 232 km da BR-158, compreendendo o contorno da terra indígena Marãiwatsédé (do Bar do Luizinho), passando pelas cidades de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia, finalizando na Vila Alô Brasil. Outro trecho, do KM zero (Vila Rica), ao km 70. Na BR-242 a reivindicação é de 380 km, no trecho de Sorriso a Querência.

Para os prefeitos da região do Araguaia, o estado precários dos trechos reivindicados tem prejudicado o setor do agronegócio como também o conjunto da população. O Norte Araguaia mato-grossense destaca-se pelo potencial de recursos naturais, assentamentos rurais e especialmente pela nova fronteira agrícola, com mais de três milhões de hectares agricultáveis.

A BR-158 é tida como principal via de escoamento da produção ao porto de Itaqui, no Maranhão, assim considerada a “espinha dorsal” para o desenvolvimento da região, argumentam os prefeitos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet